Cinquentenário do Corpo de Bombeiros e Operação Fogo Controlado foram destaques do Govcast desta semana

O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) faz 50 anos em meio à Operação Fogo Controlado, que se inicia esta semana e se estende até novembro, com a meta de combater incêndios durante a estiagem. Essas foram as pautas abordadas pelo tenente Pedro Almeida e o subcomandante-geral da corporação, coronel Eden Santos, no Govcast, o podcast do governo do Estado, transmitido na última quarta, 26, pelas rádios Aldeia, Difusora e redes sociais do governo.

Cinquentenário e Operação Fogo Controlado foram destaques do Govcast durante entrevista aos jornalistas Celis Fabricia e Jefson Dourado. Foto: cedida

Durante entrevista aos jornalistas Celis Fabrícia e Jefson Dourado, o coronel Eden Santos, com 28 anos de atuação na corporação, relembrou momentos marcantes nas linhas de ação da instituição, num período em que não se dispunha de condições em materiais, equipamentos ou treinamento técnico para estimular ao máximo a capacidade operacional dos bombeiros militares.

Entre os momentos relembrados pelo coronel, em que a determinação da tropa era o principal equipamento, Santos citou o incêndio na Assembleia Legislativa, em 1992, também da Loja Bonzão do Lar, períodos de grandes estiagens e também de intenso inverno, que demandam a corporação, seja para atender contenção de focos de queimadas ou assistência a vítimas das enchentes.

“Hoje dispomos de tecnologia para melhorar nossa linha de ação, materiais individuais e investimentos em capacitação, que geram uma tropa qualificada, com bombeiros estimulados a ofertar sua capacidade máxima”, reconheceu o coronel Santos.

Sobre a Operação Fogo Controlado, o tenente Almeida esclareceu que está em sua quarta edição, visando ao combate e prevenção aos focos de incêndios e queimadas, propensos a ocorrer neste período de grande estiagem, de julho a novembro, e apresentando resultados satisfatórios para a questão que envolve segurança e a saúde pública da população em geral.

Almeida enfatiza ainda que a operação conta com 75 militares destacados para atuar nas áreas de risco em todo o estado. “Realizaremos um trabalho forte, preventivo para enfrentar o estresse térmico e hídrico que ora se apresenta no estado, assim como monitoramento de focos de calor em tempo real”, adiantou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter