A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) participou, na noite desta quarta-feira, 26, no auditório E-Amazônia, na Ufac, da abertura do 6º Fórum Extraordinário realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/Acre), com o tema “Eficiência na gestão educacional: garantia de aprendizagem”.
A abertura do evento, que durará até a próxima sexta-feira, 28, contou com a presença do secretário Aberson Carvalho, da presidente da Undime e secretária Municipal de Educação de Xapuri, Fernanda Abreu, da diretora de ensino da Secretaria de Educação de Rio Branco, Zélia Mendonça, e da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Elizete Machado.
O fórum debaterá questões relacionadas à educação pública, entre as quais as habilidades socioemocionais dos educadores, como construir relacionamentos saudáveis entre professores e alunos, o compromisso com uma aprendizagem colaborativa, além da importância do afeto na aprendizagem. Também serão discutidas a avaliação interdisciplinar e a conscientização psicossocioducacional.
Durante a abertura do fórum, o secretário Aberson Carvalho destacou a importância do amor no processo de ensino-aprendizagem e da habilidade necessária para se repassar o conhecimento. Além disso, afirmou que a SEE está de portas abertas para as parcerias e para o diálogo.
“Falando justamente de sistema, a SEE tem um papel fundamental, realizando esse movimento de cooperação para garantir uma educação de qualidade, na medida em que as nossas ‘autoridades’, que são os nossos alunos, possam aprender mais e melhor a partir de uma boa gestão educacional”, afirmou o secretário.
Para a professora Fernanda Abreu, presidente da Undime, o fórum trata-se de um momento para discutir a eficiência das aprendizagens e os desafios que o Estado e os Municípios enfrentam na aprendizagem dos alunos. “Vamos discutir com base nesses desafios e montar novas propostas para desenvolver em nossos municípios”, disse.
“Nesse debate, a SEE tem uma grande parceria porque trabalhamos em regime de colaboração e nós só podemos avançar, de fato, se colocarmos em prática esse regime de colaboração, que vai desde o governo federal, passando pelo governo estadual, até as redes municipais. Então, essa parceria é muito importante”, destacou.
Já a professora Zélia Mendonça, diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Rio Branco, destacou a importância de refletir sobre os desafios da aprendizagem. “Desafios não faltam em nossa jornada, e precisamos construir uma educação de qualidade”, frisou.