Sistema de monitoramento no Parque de Exposições reduz furtos e garante economia ao Estado

Para oferecer mais segurança aos usuários durante eventos e também coibir práticas de vandalismo ao patrimônio público, o Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, conta com monitoramento eletrônico, que auxilia na redução do número de furtos e gera, para o Estado, economia com reformas e reparos nas estruturas físicas do local.

As imagens capturadas são acessadas em tempo real e de forma online pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e também pela equipe de guarda 24 horas do parque.

Sistema de monitoramento do Parque de Exposições reduz furtos e garante economia ao Estado. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

Com equipamentos instalados em 2022, o monitoramento conta com 19 câmeras em diversos pontos estratégicos, sendo 12 fixas, e outros sete equipamentos de modelo speed dome, que se movimentam, garantindo maior alcance de imagens.

“As câmeras que estão no parque são destinadas à captura de imagens, prevenção e identificação de crimes. Temos também o cerco eletrônico, que permite a identificação de veículos e de pessoas pelo reconhecimento facial. Essas ações nos permitem agir com maior rapidez na repressão aos crimes, evitando vandalismos, o que representa economia para o Estado”, enfatiza o titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia.

Monitoramento eletrônico conta com 19 câmeras em diversos pontos estratégicos, sendo 12 fixas, e outros sete equipamentos no modelo speed dome. Foto Ana Paula Xavier/Sejusp

De acordo com o chefe da Divisão de Videomonitoramento da Sejusp, Lucas Onofre, a permanência dos equipamentos no local tem mostrado resultados positivos. “A importância das câmeras é que auxiliam quem está na vigilância, tanto no parque quanto no CICC. Nós percebemos, durante este período de funcionamento dos equipamentos, que a questão dos furtos teve uma redução, comparada aos anos anteriores. Antes nós instalávamos somente durante o evento e não mantínhamos no restante do ano. Por determinação do secretário, foi solicitado que permanecessem no parque”, relata.

Lucas Onofre diz que a permanência dos equipamentos no local tem mostrado resultados positivos. Foto: Ana Paula Xavier/Sejusp

A tecnologia é mais uma forma de controlar a movimentação no local e reduzir índices de criminalidade. Uma das principais preocupações do governo é garantir a segurança do equipamento público ao longo do ano. O monitoramento também protege o local durante a realização de eventos, como é o caso da Expoacre, a maior feira agropecuária do Estado, que este ano deve ser realizada entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter