A Câmara Técnica de Comércio Exterior programou na manhã desta terça-feira, 18, na sala de reuniões da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, novas ações de negócios e comitês de integração para fortalecer a Rota Quadrante Rondon, a integração Acre – Ucayali, a ampliação de empresas habilitadas para exportação e importação.
O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, coordena os trabalhos da instituição ligada ao Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento. Ele abriu os trabalhos avaliando os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que apontam o melhor ano em volume de negócios da história do Acre.
“Os números mostram que teremos o maior superavit de exportações da série histórica. Em abril deste ano temos 15,2 milhões de dólares contabilizados em negócios, o maior volume desde 1998. No primeiro semestre já são mais de 40 milhões de dólares exportados, praticamente o volume total alcançado em 2023”, analisou Mesquita.
O fortalecimento da rota Quadrante Rondon está nas prioridades elencadas pela Câmara Técnica como facilitação ao transporte de produtos e a contribuição na diversificação da economia regional. O titular da Seict informou a agenda com governadores dos estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Madre de Dios e Pando, programada para os dias 9 e 10 de julho, em Rio Branco, evento que tem como principal objetivo a consolidação do corredor bioceânico que passa pelo Acre com destino ao Pacífico.
Também foi colocada como ação estratégica a criação do Comitê de Integração Acre – Ucayali, que acontecerá em Cruzeiro do Sul, dia 12 de julho para retomada das pautas econômicas da região, entre elas, a de integração por meio de voos regionais.
Na área de qualificação, foi pontuada a parceria com a ApexBrasil e o Sebrae-AC, por intermédio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que atende empresas que nunca exportaram ou são iniciantes, com capacitação empresarial. Esta última pauta, apresentada pelo Conselho de Contabilidade, é voltada para empresas de importação e exportação.
Ainda de acordo os encaminhamentos, será elaborado, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um estudo de situação logística do transporte entre o Acre e o Peru, visando tirar todas as dúvidas com relação ao envio de cargas pelo modal.
“A Câmara Técnica tem uma agenda extensa visando a ampliação do número de negócios. Essa semana o Comitê de Desenvolvimento de Negócios, representado pelo empresário Alejandro Salinas, vai fazer intercâmbio comercial com produtores de Cuzco e Puno”, concluiu o coordenador.