A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) doou 2,3 mil mudas de árvores frutíferas e nativas do Viveiro da Floresta para a distribuição em eventos da Semana do Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, pela parceria do governo por meio da Rede de Governança Ambiental.
“A Sema sempre participa de forma ativa dos eventos dos municípios, por meio da Rede de Governança Ambiental, formada por todas as secretarias municipais e a estadual. Isso fortalece a atuação conjunta dos órgãos de meio ambiente e beneficia a população que mais precisa de atendimento. A distribuição de mudas tem um papel importante na educação ambiental e na sensibilização pela preservação do meio ambiente”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias.
Nesta quarta-feira, 12, foram distribuídas 300 mudas durante o Mutirão de Regularização Ambiental, realizado pela Sema e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), que conta com atendimentos ao produtor rural, informando sobre regularização da propriedade, análise e inscrição do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), entre outros serviços públicos. A ação ocorreu no Coreto da Praça Orleir Cameli.
Já nesta quinta-feira, 13, mais 2 mil mudas doadas pela Sema serão distribuídas pela Secretaria do Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul (Semeia). A ação acontece na Avenida Coronel Mâncio Lima, das 8h às 11h30, em sistema de drive thru, onde o cidadão pode passar com o seu veículo e receber uma muda, além de orientações educativas.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, ressaltou que a sua gestão, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem incentivado o cuidado com a natureza. “A gente tem que cuidar do futuro e para isso é preciso cuidar do meio ambiente por meio de ações concretas. Hoje, estamos em parceria com o governo do Estado, entregando mudas para que as pessoas possam reflorestar os seus quintais, os seus sítios, deixar o ambiente mais propício”, afirmou.
Para o secretário de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Ygor Yvaney Neves, a parceria com a Sema possibilitou a distribuição das mudas e a realização de uma programação conjunta, por meio da Rede de Governança Ambiental.
“Essa parceria se torna fundamental para que as ações tenham maior alcance, e surge com o objetivo de fortalecer uma política pública ambiental, que é fundamental para incentivar a população a contribuir com ações benéficas ao meio ambiente”, destaca o secretário.
As mudas foram produzidas pelo Viveiro da Floresta, com padrão de qualidade e livre de pragas e doenças. O viveiro contribui com a distribuição gratuita das mudas para reflorestamento de áreas degradadas no Acre e ações de educação ambiental, por meio dos projetos de fomento.
“A atividade faz parte das ações em alusão ao Mês do Meio Ambiente, e a doação é uma forma da Sema, por meio do Viveiro da Floresta, se fazer ainda mais presente na região do Juruá com a doação de mudas, incentivando o plantio de espécies nativas da nossa região”, avalia a coordenadora do viveiro, Tayna Neri.