Governo do Acre promove ações educativas de trânsito em unidades de saúde

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou nos dias 28 e 29, terça e quarta-feira, ações educativas de trânsito em diversas unidades de saúde estaduais. Essas atividades marcaram o encerramento da Campanha Maio Amarelo, que este ano adotou o tema “Paz no trânsito começa por você”. A campanha visa incentivar práticas educativas e seguras nas vias, com um foco especial nos princípios da direção defensiva.

Movimento Maio Amarelo tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre os índices alarmantes de mortes e lesões no trânsito ao redor do mundo. Foto: Odair Leal/Sesacre

O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre os índices alarmantes de mortes e lesões no trânsito ao redor do mundo. Coordenada pelo poder público, em conjunto com a sociedade civil, a iniciativa mobiliza diversos segmentos da comunidade para promover uma cultura de paz no trânsito.

Coordenada pelo poder público, em conjunto com a sociedade civil, a iniciativa mobiliza diversos segmentos da comunidade para promover uma cultura de paz no trânsito. Foto: cedida

A Sesacre, por meio do Núcleo de Vigilância em Violências e Acidentes (NCVVA), aderiu ao movimento em parceria com o Observatório Laço Amarelo. Esta colaboração tem como meta estimular comportamentos seguros nas vias públicas, alinhando-se ao tema da campanha de 2024.

Josimar Batista Oliveira, condutor de trânsito, compartilhou sua opinião sobre a importância das ações educativas. Foto: Odair Leal/Sesacre

Josimar Batista Oliveira, condutor de trânsito de 42 anos, compartilhou sua opinião sobre a importância das ações educativas: “Ainda estou na permissão, e essa campanha é muito importante, porque é para a nossa segurança no trânsito, principalmente para o serviço que executamos, de dirigir veículos”.

“Pedimos a toda a população, tanto aos usuários do sistema de saúde quanto aos profissionais, que tenham prudência para evitar acidentes e lesões que poderiam ser evitadas”, ressaltou Carla Diana de Mello. Foto: Odair Leal/Sesacre

Carla Diana de Mello, chefe do NCVVA e coordenadora do Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito, ressaltou a continuidade dessas ações: “Todo mês estamos realizando ações em parceria com o Detran, PRF e outras instituições. Ontem tivemos uma ação na unidade de saúde da Sobral e no Pronto-Socorro de Rio Branco, onde se concentra o maior número de vítimas de sinistros no trânsito. Fizemos abordagens com usuários e profissionais de saúde, pedindo essa adesão não só durante este mês, mas ao longo de todo o ano. Hoje estivemos na UPA do Segundo Distrito e na UPA da Cidade do Povo, encerrando o mês com mais uma abordagem, pedindo que toda a população, tanto os usuários do sistema de saúde quanto os profissionais, tenha prudência para evitar mortes e lesões no trânsito”.

Ação educativa de trânsito, na Unidade de Pronto Atendimento da Cidade do Povo. Foto: Odair Leal/Sesacre

Em relação às internações devido às lesões do trânsito, de acordo com o Sistema de Informações Hospitalares, no Acre, foram registradas 1183 internações nas unidades hospitalares, sendo que 78% se concentraram no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, que, em 2024, já computa 304 internações, somente nos meses de janeiro e fevereiro.

Ações educativas na Unidade de Pronto Atendimento da Sobral. Foto: cedida

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, acrescentou: “Estamos comprometidos em reduzir significativamente os índices de mortalidade e lesões no trânsito até 2030. Para isso, contamos com parcerias estratégicas e ações coordenadas entre diversos órgãos e instituições, envolvendo a prevenção de sinistros evitáveis”.

Essas iniciativas refletem o compromisso do governo e das instituições parceiras em promover um trânsito mais seguro para todos, buscando reduzir acidentes e salvar vidas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter