A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial (Ciab), já atende mais de 50 profissionais da pasta com apoio psicológico, seguindo a implementação do Escuta Susp, novo programa federal direcionado aos profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), oficializado nesta terça-feira, 28, pelo Ministério da Justiça. O programa é uma iniciativa de prevenção ao suicídio e foi elaborado pelo Ministério em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O projeto é voltado para a promoção de saúde mental dos profissionais integrantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e de institutos oficiais de perícia criminal.
O titular da pasta, coronel José Américo Gaia, destaca que o Acre já tinha essa preocupação com o bem-estar dos profissionais. “O projeto do Ministério da Justiça pretende amparar a saúde mental dos nossos profissionais, o que nós já estamos fazendo, com essa política de atendimento pelo Ciab, em parceria com a Secretaria de Saúde [Sesacre]”, destaca.
Os atendimentos do Ciab contam com sete psicólogos. A diretora da unidade, Melissa Freitas, diz que o procedimento faz parte de uma política de valorização profissional. São desenvolvidas ações de prevenção e promoção de saúde mental e qualidade de vida, por meio de atendimentos psiquiátricos na modalidade da teleconsulta, recentemente incluída, psicoterapia individual e grupos terapêuticos.
“O Ciab também fornece massagem relaxante e ventosaterapia, tudo em prol da valorização e do cuidado com os profissionais da Segurança Pública”, explica.