Ações de educação ambiental alcançam mais de mil pessoas em Epitaciolândia e Brasileia

Dando continuidade às ações de sensibilização sobre as boas práticas ambientais, visando a preservação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, as equipes de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizaram o Circuito Ambiental nos municípios de Epitaciolândia e Brasileia durante esta semana.

A ação que atingiu mais de mil pessoas, entre estudantes e a comunidade acadêmica em geral, teve início na segunda-feira, 20, e finalizou nesta sexta, 24.

Atividades como flanelógrafo, sala de imagens, jogos ambientais e tapeta Caminho pelo Acre foram realizados com os alunos. Foto: Divulgação/Sema

Temas como a cheia dos rios, os impactos da seca extrema, a difusão das políticas ambientais existentes para atenuar os efeitos climáticos e o reforço da importância do Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, foram trabalhados durante os circuitos.

A chefe da Educação Ambiental do Imac, Lilia Braga, reforçou os temas trabalhados em Epitaciolândia e Brasileia: “Em alusão ao Dia Mundial da Biodiversidade, trabalhamos esse tema tão importante e também os demais relacionados às mudanças climáticas e ao meio ambiente. Mencionamos as metas do PPCDQ/AC [Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre], bem como os decretos emergenciais do nosso estado”.

Equipes de Educação Ambiental da Sema e do Imac realizaram circuito ambiental nos municípios de Epitaciolândia e Brasiléia durante esta semana. Foto: Divulgação/Sema

Foram disponibilizadas aos alunos atividades como o flanelógrafo (instrumento que possibilita falar de forma lúdica sobre biodiversidade e ciclo da água), sala de imagens, jogos ambientais e educativos, como o Vila da Farinha, uma doação da Embrapa para ser usado nas atividades de educação ambiental da Sema, e o tapete Caminhando pelo Acre.

As atividades foram aprovadas pelo aluno do 5º ano da Escola Municipal Bela Flor, Luiz Miguel Nóbrega: “Esse circuito foi muito legal para mim. Achei bem legal e espero que continue nas outras escolas e talvez outras vezes aqui também”.

Em Epitaciolândia, as atividades da educação ambiental ocorreram no último dia 20, na Escola Estadual Rural Luiz Gonzaga da Rocha; no dia 21, na Escola Municipal Bela Flor; e no dia 22, na Escola Municipal José Hassem Hall Filho.

Em Brasileia, o circuito ocorreu no dia 22, na Escola Municipal Elson Dias Dantas; no dia 23, na Escola Estadual Rural Valéria Bispo Sabala; e nesta sexta-feira, 24, na Escola Estadual Kairala José Kairala.

A ação atingiu mais de mil pessoas, entre estudantes e a comunidade acadêmica em geral. Foto: Divulgação/Sema

A professora e coordenadora pedagógica da Escola Bela Flora, Maura Maria Monteiro, ressaltou que todo projeto que contribui com o meio ambiente e a melhoria da qualidade do ensino a escola abraça. “Foi uma honra receber vocês aqui com esse trabalho muito importante. Os alunos não só aprenderam, como participaram, isso é gratificante para a escola”, destacou.

As atividades são oportunizadas com a união entre governo e municípios do Acre, por meio da Rede de Governança Ambiental, com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente, que têm como foco o compartilhamento de informações e planejamento de atividades conjuntas, e tem elencado as ações de enfrentamento aos ilícitos ambientais.

As atividades são oportunizadas com a união entre governo e municípios do Acre, por meio da Rede de Governança Ambiental. Foto: Divulgação/Sema

O secretário de Meio Ambiente de Brasileia, Valdemir da Silva, agradeceu ao governo, por meio da Sema, e parabenizou a equipe que está trabalhando as temáticas ambientais nos municípios. “Trabalhar essas temáticas, que envolvem as mudanças climáticas, as questões ambientais, é de fato urgente para que aconteça uma mudança de mentalidade e venhamos a ter uma vivência mais harmônica com o meio ambiente”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter