Planejamento criterioso permite normalidade na abertura do período escolar 2009
Todas as escolas urbanas abriram suas portas na manhã desta segunda-feira, 16, para receber os milhares de estudantes no primeiro dia do ano escolar. Em Rio Branco, as aulas começaram bem, com as escolas funcionando dentro do planejamento feito pelas secretarias de Educação estadual e muncipal, segundo pré-avaliação do primeiro dia de aula, que está sendo feita pela diretoria de ensino da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
O órgão mobilizou agentes para percorrer as escolas da capital, onde se concentra a maior parcela dos estudantes matriculados na rede pública. "Pelas primeiras informações, constatamos que não há nenhum problema maior que esteja impedindo o funcionamento das escolas", afirmou Josenir Calixto, da SEE. As escolas rurais iniciam o período em março.
Uma das mais importantes novidades, o uniforme padronizado, está sendo bem aceito pela comunidade e, como exemplo da eficiência do planejamento administrativo e pedagógico feito entre janeiro e fevereiro, logo no primeiro dia os alunos das turmas iniciais receberam a merenda normalmente e o cardápio será melhorado no decorrer dos próximos dias.
Lemuel, de seis anos, faz a primeira série do ciclo inicial na Escola Duque de Caxias, na BR-364, e sua refeição no primeiro dia de aula foi biscoito com suco. "Está gostoso", disse. O planejamento criterioso tem ultrapassado questões burocráticas e assegurado alimentação logo nos dias iniciais do ano letivo.
A escola Clarisse Fecury, no bairro Santa Inês, está se especializando no atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais e este ano matriculou 43 novos estudantes. "O ano começou ótimo", afirmou a diretora Iranildes Correa, que registrou 100% de presença dos professores e a quase totalidade dos alunos.
A escola Neutel Maia, uma das mais tradicionais de Rio Branco, abriu o ano com comemorações: o grupo de onze alunos da sétima série foi o destaque da Região Norte das Olimpíadas de Matemática. Pela manhã, a diretora Jussara Bonfim reuniu alunos e professores no pátio para anunciar as boas-novas. "Começamos 2009 muito bem", resumiu.
Lorrana Andrade, de 14 anos, está cursando a oitava série do ensino fundamental no turno da manhã e ganhou menção honrosa no concurso, feito que ela se orgulha: "achei muito difícil mas consegui uma menção honrosa e gostei muito de ter ajudado minha escola", disse Lorrana, para quem o ano letivo não poderia ter começado melhor.