A Portaria nº 3.688, publicada nesta sexta-feira, 3, no Diário Oficial da União, destina R$ 61.223,61 para o Acre, os quais devem ajudar na aquisição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conforme Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse valor é referente aos meses de abril, maio e junho.
Os valores foram estabelecidos, considerando as informações aprovadas pelas unidades federadas em dezembro de 2023 e janeiro e fevereiro de 2024 no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS).
O recurso é depositado diretamente no fundo do Estado e ajuda a gestão na compra desses insumos. Suelen Grando, chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (Sesacre), explica que esse valor é menor do que é gasto nessa área, mas é uma ajuda de custo importante, que é atualizada a cada três meses.
“Trimestralmente tem esse repasse, que é uma contrapartida do Ministério da Saúde, e daqui três meses eles fazem um novo cálculo em cima da produção que a gente teve no componente especializado. Claro que a gente gasta muito mais, mas é só um pequeno incentivo”, pontua.