O governo do Acre implantou nesta quarta-feira, 24, o novo sistema de prontuário eletrônico e monitoramento de frota no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). A iniciativa visa aplicar a tecnologia e os recursos mais modernos à assistência em saúde da população no estado.
A atualização está sendo implementada nas três regionais de Regulação de Urgência e Emergência do Estado, que estão sediadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia. O Samu atende os 22 municípios do Acre, com emergências obstétricas, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes de trânsito e domésticos, entre outros.
“Com a instalação desse sistema, garantiremos um tempo resposta mais efetivo em nossas ambulâncias. A ferramenta permitira, também, uma melhor orientação dos condutores para que cheguem de forma mais célere aos nossos pacientes. É o esforço do governo para otimizar esse serviço em todas as regionais”, declarou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
De acordo com a coordenadora estadual do Samu, Necila Fernandes, a atualização representa uma importante inovação para o serviço. “Agora estamos com o prontuário eletrônico moderno, com sistema de gravação, com tabletes nas ambulâncias, onde a equipe vai estar passando as ocorrências para a regulação em tempo real”, explicou.
Treinamento
Desde o início da semana, condutores de ambulância, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades do Samu em todo o território estão recebendo o treinamento para o manuseio e a utilização do Sistema de Saúde Online (SSO-Samu) – software adquirido pelo Estado para a incorporação do prontuário eletrônico e do rastreamento de frota.
Segundo o médico do Samu, Taniel Souza, o Acre segue a tendência de estados dos grandes centros do país. “O sistema é mais amplo e potencializa a comunicação entre a base e as equipes de rua, via aplicativos e dispositivos móveis. O instrumento possibilitará, ainda, o rastreamento das ambulâncias, podendo avaliar o tempo resposta do atendimento”, disse.
Como vai funcionar?
Com a atualização, o fluxo seguirá da seguinte forma: a equipe da central de regulação realizará o gerenciamento dos chamados feitos por meio do telefone 192. A localização do cidadão que estiver realizando a ligação aparecerá, automaticamente, no sistema.
Com o auxílio do SSO-Samu, a equipe assistencial visualizará todas as informações pertinentes ao chamado por meio do tablet disponível na ambulância. Após o registro dos dados da ocorrência no sistema, imediatamente será gerado um prontuário eletrônico e o atendimento poderá ser realizado de forma mais rápida e efetiva.