Governo do Acre vai entregar novo espaço do Sine onde funcionará a Casa do Trabalhador

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), entrega dia 3 de maio, como parte da programação alusiva ao Dia do Trabalhador, a nova estrutura do Sistema Nacional de Empregos (Sine). O projeto é uma parceria com o governo federal, por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Jaqueline Castro destaca os mais de 10 mil atendimentos realizados pelo Sine-AC no primeiro trimestre desse ano. Foto: Sabrina Salomon/Seict

De acordo o MTE, a Casa do Trabalhador reestrutura o Sine para a melhoria dos serviços, da oferta de assistência social e jurídica às pessoas em busca de trabalho, além do aumento de qualificações em áreas específicas como técnicas de redação e formulação de currículos.

Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a nova configuração do sistema de empregos vai aprimorar a parceria da gestão pública com a iniciativa privada, principalmente para quem busca o primeiro emprego. “Em parceria com o governo federal, o Estado transforma o espaço em uma ferramenta de inclusão e promoção social. A Casa do Trabalhador vai atender a necessidade de empresas e grupos que buscam uma solução inteligente para o seu negócio”, garantiu Mesquita.

O Sine no Acre, no primeiro trimestre do ano, realizou mais de 10 mil atendimentos, que vão desde a emissão da carteira de trabalho digital à emissão de cartas de encaminhamento. Como explica a coordenadora do sistema, Jaqueline Castro, a instituição é uma intermediadora entre o candidato a uma vaga de emprego e a iniciativa privada “com orientação quanto à escolha de emprego, informações quanto aos recursos humanos disponíveis e, a partir da reestruturação, com assistência social”.

Tiago Mourão destaca o trabalho do governo federal, que tem buscado o investimento em programas de qualificação profissional e melhoria das condições de vida. Foto: MTE

Novo espaço

Durante a cerimônia preparada para o dia 3 de maio, será assinado um termo de cessão de uso para implantação de um novo núcleo da Casa do Trabalhador, possibilitando a ampliação do espaço para atendimento aos serviços do Sine neste novo formato. O novo espaço será concedido pela Superintendência de Patrimônio da União.

Para Tiago Mourão, superintendente do Patrimônio da União no Acre, a assinatura do termo tem grande relevância à população e faz parte de um dos objetivos do governo federal, que prioriza o trabalhador e tem buscado o investimento em programas de qualificação profissional e melhoria das condições de vida.

“Essas iniciativas do governo Lula visam fortalecer a economia, promover a inclusão social e garantir um futuro mais próspero para todos”, destacou Mourão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter