Acre mantém estimativa de 187,8 mil toneladas na colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas

Em mais um Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Acre se manteve com uma estimativa de 187.862 toneladas na colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas. Os dados, que foram divulgados no último dia 11 e levam em consideração o mês de março, manteve o que já se estimava em fevereiro.

A safra, segundo os dados, é puxada pela mandioca, com 469.755 toneladas; milho, com 119.841 toneladas; e banana, com 89.226 toneladas.

Mandioca é a produção que mais puxa estimativa da safra em março deste ano. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Aparecem ainda:

Soja – 60.585t
Cana-de-açúcar – 11.306t
Laranja – 5.368 t
Arroz (casas) – 4.447 t
Feijão – 2.896 t;
Café (canephora) – 2.771 t
Fumo (folhas) – 41 t

Cageacre

O presidente da Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), Pádua Bruzugu, destacou os avanços dos últimos anos.

“Desde 2018, a Cageacre vem passando por um aumento significativo de operacionalização em suas unidades armazenadoras na limpeza, secagem de milho e beneficiamento de arroz, em consequência da reorganização da unidades, com melhorias pontuais, com poucos investimentos, e, principalmente, com o comprometimento da equipe para melhor atender nossos produtores rurais”, informa.

Estado tem apostado na expansão do café. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Pensando no crescimento da atividade agrícola, estratégias estão sendo formuladas para fomentar o segmento. “Temos planejado investimentos futuros para absorver também a produção de soja, com a captação de recursos para melhorias das políticas públicas de apoio, incentivo e fortalecimento ao pequeno e médio produtor rural do beneficiamento, secagem e armazenamento de grão, com implantação de silos graneleiros em Acrelândia, Alto Acre e Purus”, relata Bruzugu.

Outra importante estratégia é absorver a produção de café por meio da aquisição de máquinas para diversificação dos serviços da Cageacre, como a implementação do beneficiamento e secagem de grãos da cultura do café na unidade de Porto Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter