Secom participa do 4º Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação, no Pará

Por Verônica Pimentel

A Secretaria de Estado da Comunicação do Acre (Secom/AC) teve sua atuação nas redes sociais como case de comunicação dos estados, na atuação digital em impactos das mudanças climáticas, durante o 4º Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação, realizado nos dias 18 e 19 de abril, em Belém, no Pará.

Representando o Sistema Público de Comunicação do Acre, a secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, destacou a importância do evento para os gestores da pasta de todo o país. “A comunicação pública é essencial para a transparência da gestão, principalmente por ser um elo de proximidade da população com o governo, promovendo políticas públicas e informações de necessidade na vida das pessoas”, destaca a secretária.

Secretária de Estado de Comunicação do Acre, Nayara Lessa, destacou a importância do evento para os gestores da pasta de todo o país. Foto: cedida

O Acre foi um dos três estados selecionados e apresentou sua atuação em comunicação institucional em catástrofes climáticas. Durante a apresentação aos 24 representantes de todas as regiões do país, o Acre destacou toda a atuação na comunicação institucional digital, com foco no planejamento de campanhas, monitoramento das redes, produção de conteúdo e métrica de resultados, das campanhas “Juntos pelo Acre” e “Seca Prolongada”. As secretarias estaduais de Comunicação do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul também foram selecionadas como cases.

Em uma programação repleta de atualizações e debates técnicos, o evento contou com uma programação com discussões importantes, tais como: a inteligência artificial na prestação de serviços públicos; atualizações sobre o andamento da PL das Fakes News; manutenção da essência e da audiência da rádio e televisão com a evolução tecnológica.

Outro ponto de destaque durante o evento foi a participação online do ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta. A integração e o envolvimento do governo federal junto ao Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (Consec) é estratégica e de grande importância para potencializar orientações, recomendações e novos projetos de lei que reforcem a comunicação pública como um serviço de utilidade pública e necessária.

Consec também tem como missão fazer a articulação entre o Ministério das Comunicações e as secretarias de Comunicação dos estados, do Distrito Federal e dos órgãos correlatos. Foto: cedida

O fórum também pontuou os desafios dos gestores da pasta e atualizou com relação às mudanças diante da nova lei de licitações e contratos administrativos, que prevê novas obrigações legais e maior rigor na prestação de contas, principalmente nas ações de publicidade e comunicação social.

Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (Consec)

Com sede em Brasília-DF, o Consec é um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das secretarias de Comunicação dos estados e do Distrito Federal.

Com ações são pautadas pelos ideais de defesa irrestrita da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa, e entre suas funções está propor políticas públicas no âmbito de atuação dos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal, além de participar da formulação e implementação das políticas nacionais de comunicação pública.

O Consec também tem como missão fazer a articulação entre o Ministério das Comunicações e as secretarias de Comunicação dos estados, do Distrito Federal e dos órgãos correlatos, bem como mobilizar as bancadas federais no Congresso Nacional para a defesa e aprovação de matérias de interesse da comunicação pública, por meio de apresentação de estudos e propostas normativas.

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