Em Tarauacá, Sema e Imac promovem ações de sensibilização por meio do Circuito Ambiental

Dando continuidade às ações de sensibilização sobre as práticas ambientais responsáveis e o apoio às políticas ambientais do Estado do Acre, as equipes de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizam, de 15 a 19 de abril, o Circuito Ambiental em Tarauacá.

As ações de educação ambiental para 2024 foram apresentadas aos secretários de Meio Ambiente do Estado durante o 3º Encontro da Rede de Governança Ambiental, ocorrido nos dias 4 e 5 de abril, em Rio Branco.

De 15 a 19 de abril as equipes da Sema e Imac realizam o Circuito Ambiental em Tarauacá. Foto: cedida

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, falou sobre a novidade para 2024 com relação à educação ambiental e enfatizou que essas atividades são eficazes no sentido de sensibilizar a população.

“Estamos levando educação ambiental com o olhar local, em parceria com as secretarias municipais de meio ambiente. A novidade para este ano é que, com a apresentação do calendário das ações de educação ambiental, escolhemos eixos temáticos com especificidades direcionadas às necessidades de cada município”, afirmou.

Durante as atividades, as equipes trabalham temas como as cheias dos rios e também os impactos da seca extrema, e difundem as políticas ambientais existentes para atenuar os efeitos climáticos.

Além disso, as temáticas seguem as diretrizes do Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC) e do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que constituem instrumentos de planejamento e gestão das ações, com o objetivo de cumprir as metas de redução do desmatamento e degradação florestal, tanto a nível nacional quanto estadual.

Temas como as cheias dos rios e os impactos da seca extrema são abordados durante o Circuito Ambiental. Foto: cedida

O secretário de Meio Ambiente de Tarauacá, Júlio César Gomes, reforçou a importância do trabalho realizado pela educação ambiental para as novas gerações. “Sem informação a gente não chega a lugar nenhum. O meio ambiente hoje é essencial para o mundo todo. Já estamos vendo as secas, as enchentes acontecendo. Se não tivermos cuidado com o meio ambiente, o que será das gerações futuras?”.

A ação leva aos alunos o flanelógrafo (instrumento que possibilita falar de forma lúdica sobre biodiversidade e ciclo da água), sala de imagens com impactos climáticos e jogos educativos. Também utiliza o jogo Vila da Farinha, uma doação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

As equipes de educação ambiental da Sema e do Imac trabalham de forma integrada. Foto: cedida

Segunda a chefe da Educação Ambiental do Imac, Lilia Braga, as ações com o público escolar são relevantes, tendo em vista que eles fazem parte desse processo de mudança. “A nossa iniciativa vem com esse contexto de conscientização, de mudança de hábitos e atitudes e o que eles podem, como futura geração, fazer em prol do meio ambiente”, frisou.

As atividades da educação ambiental ocorreram nos dias 15 e 16, na Escola Municipal Almirante Barroso, nos dias 17 e 18 na Escola Municipal Professor José Augusto de Araújo e no dia 19, serão realizadas na Escola Municipal Adelmar de Oliveira, em Tarauacá.

Três escolas municipais irão receber as atividades de sensibilização sobre as práticas ambientais responsáveis. Foto: cedida

A secretária municipal de Educação, Maria Lucicleia Lima, agradeceu o governo do Estado por fomentar ações que tratam da importância das mudanças climáticas no município: “Conhecimento liberta, então, quanto mais conhecimento, mais vamos cuidar da nossa casa comum. Agradeço a cada um que contribui direta e indiretamente para que o nosso país, a nossa cidade, seja um lugar propício para termos uma vida saudável”.

Gilson Amorim, pai do Murilo Prado Amorim, que estuda o segundo ano na Escola Municipal Almirante Barroso, aprovou as atividades realizadas pela educação ambiental nas escolas:

“Vocês estão agindo corretamente ao utilizar as crianças, porque são eles que vão educar o próprio pai, repreender o pai quando fizer algo errado no meio ambiente. As crianças hoje estão tendo essa educação ambiental que vai ajudar no futuro”.

Gilson Amorim, pai do Murilo Prado Amorim, aprovou as atividades do Circuito Ambiental realizadas na escola. Foto: cedida

Visitas Institucionais

As equipes da educação ambiental chegaram em Tarauacá na segunda-feira, 15, e visitaram a sede do Imac no município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e iniciaram os ajustes na escola para a realização do Circuito Ambiental.

Equipes de educação ambiental da Sema e Imac realizam visitas institucionais em Tarauacá. Foto: cedida

O coordenador da Educação Ambiental da Sema, João Raphael Gomes, destacou que todo o planejamento foi trabalhado junto aos secretários municipais, por meio da Rede de Governança Ambiental. “Vamos falar essa semana com as crianças do município sobre a importância do meio ambiente, a importância da sustentabilidade e conversar também sobre as mudanças climáticas extremas”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter