A Secretaria de Estado da Mulher, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Juruá (CEAMJU), realizou, nesta segunda-feira, 15, abordagens educativas e de acolhimento às mulheres em situação de rua. A ação contou com a parceria do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Náuas e da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul.
Segundo a coordenadora do CEAMJU, Genilsa Silva, durante a abordagem, foram ofertados serviços de testes rápidos e exames para tuberculose, além de rodas de conversas e escuta qualificada. “Com base nesta escuta, entendemos que, todos os dias, há mulheres em situação de rua sofrendo violência física e psicológica não apenas de seus companheiros, mas de outros homens, que se encontram também no mesmo local de vulnerabilidade social”, explicou Genilsa.
Além disso, as mulheres nesta condição afirmaram sofrer exploração sexual, “principalmente para a manutenção e compra de substâncias psicoativas. Por isso, nos pusemos à disposição para auxiliá-las neste processo, e ofertamos os serviços da rede da proteção à mulher a elas”.
A intenção de ações desta natureza é, principalmente, acolher as mulheres em situação de rua e dar visibilidade a esta situação.
“Além do acolhimento, começamos a desenvolver um grupo de trabalho e estudo para pensarmos em novas possibilidades de redução da violência que estas mulheres enfrentam. E hoje tivemos contato com elas, conversamos e pudemos começar a tomar um norte quanto ao enfrentamento e erradicação da violência contra as mulheres”, finalizou o terapeuta ocupacional do Caps Náuas, Hamilton Mota.