A Delegacia de Polícia Civil de Rodrigues Alves está recebendo obras de adequação, visando melhorar suas instalações e serviços oferecidos à comunidade. A reforma acontece desde o ano passado e passou por diversas dificuldades com entrega de materiais e logística e recentemente foi parada devido alguns trabalhadores da obra que tiveram suas casas invadidas pelas águas da cheia do rio Acre, mas atualmente a obra se encontra em estágio avançado, com diversos pontos já concluídos e outros em andamento.
Uma das principais intervenções realizadas foi a substituição completa do telhado do prédio, garantindo melhores condições estruturais e de segurança. Além disso, houve a modernização do sistema de tratamento de esgoto e a atualização da rede elétrica, visando proporcionar um ambiente mais funcional e seguro para os servidores e visitantes.
No momento, as obras concentram-se na criação de uma sala do programa Bem-Me-Quer, destinada a receber vítimas mulheres e crianças, demonstrando o compromisso do governo do Acre com a proteção e o acolhimento desses grupos vulneráveis. Além disso, está sendo construído um ambiente privativo para o registro de ocorrências e outro destinado ao atendimento das demandas provenientes da Polícia Militar.
Também novas celas estão sendo instaladas, reforçando a capacidade de custódia do equipamento público, e está em andamento a construção de um muro ao redor da delegacia, proporcionando maior proteção e delimitação do espaço.
A obra de adequação e reforma da delegacia de Rodrigues Alves, orçada em R$ 406 mil, é realizada com recursos da próprios Polícia Civil do Acre, ou seja, uma empresa foi contratada por meio de licitação e desempenha esse papel de reforma e restruturação nas delegacias da capital e interior do estado.
O delegado-geral de Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, enfatizou os esforços do Estado para garantir condições adequadas de trabalho aos policiais e oferecer um ambiente mais seguro e funcional para o atendimento ao público. “O governo reconhece a importância vital do trabalho dos policiais, especialmente aqueles que atuam no interior. Muitas vezes, esses profissionais estão longe de suas famílias, dedicando-se integralmente ao cumprimento de seu dever”, ressalta.
A previsão é de que todas as obras de adequação estejam concluídas até o primeiro semestre deste ano.