Senador inaugurou um novo caminho para a política do país e quebrou paradigmas, disse Edvaldo Magalhães
O senador Tião Viana (PT-AC) foi homenageado na sessão solene desta sexta-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, pela bravura e determinação com que defendeu sua candidatura à presidência do Senado. Vereadores, deputados, representantes de movimentos sociais e religiosos, secretários municipais e estaduais e autoridades do Judiciário participaram da sessão.
O presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães, ressaltou a importância da candidatura de Tião ao Senado. “É um feito inédito para a política do Acre. As disputas para a presidência do Senado sempre se deram entre partidos poderosos economicamente ou pertencentes a grupamentos políticos hierárquicos da velha política brasileira. Ele quebrou paradigmas por ser um senador representante de um Estado pequeno e fazer com que o Acre levantasse bem alto a bandeira da mudança.”
Segundo Magalhães, o senador Tião Viana abriu um caminho novo para a política acriana ao quebrar paradigmas. “Esse momento precisa ser muito registrado em nossa história, por isso a importância desta sessão solene, desta homenagem da Assembleia. O senado ficou devendo ao povo brasileiro a mudança, e a sociedade vai estar atenta às ações daquela Casa para cobrar atitudes positivas”, completou.
Tião Viana agradeceu várias vezes o carinho e apoio do povo acriano, do presidente da Aleac Edvaldo Magalhães, do prefeito Raimundo Angelim, do governador Binho Marques, da senadora Marina Silva e lideranças da Frente Popular, entre elas o ex-governador Jorge Viana.
“O destino me deu a oportunidade de, em nome do Acre e da Amazônia, falar do novo, de um novo parlamento para o Brasil, novo Poder Legislativo, com autonomia, que promova uma agenda política que não seja de crise, um reencontro entre o parlamento e o povo brasileiro, a favor dos interesses públicos. Uma campanha assim deixa todo mundo bem. Estou muito tranquilo, muito acolhido pelo povo do Acre”, comentou o senador Tião Viana.
Faltaram apenas nove votos para que o senador acriano assumisse a presidência do Senado. “Foram nove votos que faltaram para que se iniciasse um processo novo, para que vivenciássemos algo bonito no Brasil: a palavra mudança. Mudança para um Poder Legislativo altivo, de cabeça erguida, que possa olhar nos olhos do povo brasileiro”, disse.
Tião Viana descartou a possibilidade que a imprensa nacional especula de que ele vai assumir o Ministério da Saúde, dizendo que esta não é a primeira vez que o boato surge e que ele tem um compromisso – quase sagrado – com o povo do Acre, que o elegeu para um mandato de senador.
“O mandato foi dado pelo povo do Acre, pertence ao Estado, e tenho que corresponder em coerência, em vigor, em trabalho, credibilidade. A relação do mandato com o governo é muito boa, com credibilidade e com respeito, e pretendo continuar no cargo para o qual fui eleito”, disse.
O senador anunciou com o orgulho o resultado de uma enquete realizada por um jornal nacional sobre a preferência do povo brasileiro para a presidência do Senado. “O Acre, que me acompanhou o tempo todo nesse processo, contaminou os demais Estados do Brasil e a pesquisa mostrou que 40% dos internautas preferiam a minha eleição, contra 11% que gostariam que o Sarney fosse eleito. Isso é inédito no país, pois enquetes de cunho político não ultrapassam o percentual de 15% de votantes.”
O Senado deu sinais de que a mudança está próxima e que confiava em Tião Viana para a presidência da Casa. Na última eleição de José Sarney para presidente, ele obteve 76 votos dos 79 eleitores. Contra Viana ele obteve 49.
{xtypo_quote}“Nós tivemos uma reunião e não lamentamos a sua derrota, mas admiramos sua coragem, sua valentia e externamos com o Acre o orgulho de termos o senhor como senador.”{/xtypo_quote}
Padre Asfury, representante da Diocese de Rio Branco
{xtypo_quote} “O exercício da vida pública nos oferece oportunidades únicas para deixar marcas inesquecíveis na história do poder público. Muitos não fazem bom uso dessa oportunidade. A sua candidatura ao Senado foi um ato de coragem e bravura. Houve momentos difíceis em que os fracos, certamente, teriam desistido, e o senhor manteve sua candidatura até o final. Nós nos orgulhamos muito de tê-lo como senador.”{/xtypo_quote}
Raimundo Angelim, Prefeito de Rio Branco
{xtypo_quote}"O Tião desempenha bem o papel no Senado e tem elevado o nome do Acre no país, deixando os acrianos orgulhosos por sua postura de político moderno, atualizado."{/xtypo_quote}
Moisés Diniz, deputado PC do B