Ouvidoria da Fundhacre já atendeu mais de 6 mil usuários desde sua implantação

O papel do ouvidor em uma organização é atuar como um mediador imparcial entre a instituição e o público, recebendo e encaminhando reclamações, sugestões e elogios, além de garantir transparência e promover melhorias nos serviços prestados. Exercer a relevante função de ouvir a sociedade nas instituições públicas é um papel fundamental na garantia da cidadania ativa e no acesso à democracia.

Ouvidor atua como um mediador imparcial entre a instituição e o público. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Neste sábado, 16 de março, é celebrado o Dia do Ouvidor, data que destaca o importante papel desse serviço na sociedade. Na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, o Serviço de Ouvidoria foi implantado em 2021, com o propósito de atender cidadãos, entender suas reclamações e buscar solucioná-las nos departamentos internos. Desde a implantação do setor, somam-se mais de seis mil atendimentos.

No Dia do Ouvidor, Fundhacre destaca serviço que já atendeu mais de 6 mil usuários desde sua implantação. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Toda a atuação do Serviço de Ouvidoria na Fundhacre ocorre mediante a representação dos interesses dos cidadãos, como um mediador imparcial entre a instituição e o público, buscando resolver conflitos, promover melhorias nos serviços e garantir que os direitos e interesses dos indivíduos sejam respeitados, sempre desempenhando um papel na promoção da transparência, justiça e qualidade no atendimento”, destaca o presidente da instituição, João Paulo Silva.

Ouvidoria no ambiente hospitalar

A ouvidoria desempenha um papel crucial em hospitais, pois serve de canal de comunicação eficaz entre os pacientes, seus familiares e a instituição. Sua importância reside em fornecer um espaço seguro para expressar preocupações, resolver problemas e melhorar a qualidade dos serviços prestados, ajudando a fortalecer a confiança e a relação de respeito entre o hospital e a comunidade atendida. Além disso, a ouvidoria pode contribuir para a transparência, a prestação de contas e o aprimoramento contínuo dos cuidados de saúde.

A ouvidoria desempenha um papel crucial em hospitais, pois serve como um canal de comunicação. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“A nossa ouvidoria é um canal de comunicação entre usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], servidores e a unidade hospitalar; nosso trabalho promove e garante o exercício dos direitos do usuário”, salienta a responsável pelo serviço na Fundhacre, Socorro Lima.

Como funciona o serviço

O serviço conta com uma equipe técnica multiprofissional composta por cinco pessoas que lidam com uma variedade de questões envolvendo aspectos jurídicos, técnicos, sociais e emocionais. Ter profissionais de diferentes áreas ajuda a melhorar a capacidade do setor de entender e resolver os problemas dos usuários de forma mais eficaz.

Equipe da Ouvidoria da Fundhacre. Foto: Juliana Queiroz/Fundhacre

Os profissionais desenvolvem serviços de análise especializada, apresentando soluções precisas diante das problemáticas. Assistência especializada também faz parte do processo em que é fornecida orientação e assistência aos usuários, além de ajudar a prevenir problemas futuros e aprimorar os processos organizacionais.

Equipes realizam busca ativa nos serviços de atendimento ao público. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

As equipes realizam busca ativa diária que seria ir até o usuário verificar sua situação, seja nas enfermarias em um leito de internação ou no aguardo em algum atendimento, além da realização de ações de ouvidoria itinerante, com visitas domiciliares a pacientes.

“A Ouvidoria vai até a casa do usuário, onde é feita uma escuta qualificada, quando demandada pelo paciente; lá são acolhidas as pendências do paciente, com objetivo de dar uma resposta ao usuário e esclarecer o acesso ao serviço”, explica Socorro.

“Nosso trabalho promove e garante o exercício dos direitos do usuário”, salienta a responsável pelo Serviço de Ouvidoria da Fundhacre, Socorro Lima. Foto: Juliana Queiroz/Fundhacre

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na recepção principal do hospital. Os usuários podem esclarecer dúvidas por meio do whatsapp institucional (68 9 9923-5415) e da ferramenta digital Fala.BR, site que atende em nível nacional.

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