Programa forma 25 especialistas e recebe nova turma para formação em oito áreas da Medicina
O Programa de Residência Médica do Acre formou no último sábado, 31, vinte e cinco especialistas em oito áreas da Medicina. A residência é uma pós-graduação no formato de treinamento em serviço em que os residentes são acompanhados por supervisores durante dois ou três anos – varia conforme a área escolhida – para se especializar em determinados atendimentos. Enquanto uns concluíam, outros começavam o treinamento. Sábado também foi a aula inaugural para 26 novos residentes formados pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
O Acre oferece 34 vagas anualmente para residência em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cardiologia – esta com formação da equipe que acompanha os residentes pelo Incor (Instituto do Coração) – Traumato-Ortopedia e Infectologia. Todas as vagas estão preenchidas.
"Este é um programa do Governo do Estado, em que toda a rede pública de saúde é utilizada para a formação dos residentes. O Governo, em parceria com a Ufac, forma os médicos e depois tem a oportunidade de oferecer a especialização em oito áreas diferentes. É mais uma forma de incentivar os profissionais a permanecerem no Acre e atender a nossa demanda", comentou o Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal.
José Armir, formado em Medicina em Iguaçu, Rio de Janeiro, veio ao Acre fazer a residência em Clínica Geral. "Sou acreano e minha meta sempre foi a Cardiologia. Este foi mais um passo que o Estado me ajudou a dar na busca do meu sonho, mas ainda não decidi se vou seguir carreira aqui", disse.
Esta dúvida a residente Jarine Nasserala não tem. Recém-formada pela Ufac, ela passou para residência em Clínica Geral. "Fiquei muito feliz em poder fazer Medicina aqui, passar para a residência aqui no Acre. Sou acreana, adoro meu Estado e consegui estudar o que queria sem precisar sair daqui. Vou seguir carreira no Acre", comentou.
A partir deste ano a Ufac formará 40 novos médicos anualmente, o que vai aumentar a procura pela residência. "As vagas serão ampliadas e vamos oferecer também novas especialidades para atender aos profissionais formados no Estado de forma mais eficiente. Muitos destes residentes que se formaram e entraram agora para a especialização já têm contrato com o Estado como clínicos gerais e agora poderão ser contratados como especialistas", disse Osvaldo, salientando que alguns dos médicos recém-formados pela Ufac vão trabalhar no interior do Estado.
De acordo com o coordenador do Programa de Residência Médica do Acre, Nilton Ghiotti de Siqueira, a ampliação do programa já está em estudo e uma das especialidades que devem ser oferecidas a partir do próximo ano é a anestesiologia, com duas vagas para os profissionais interessados.