Centro de Especialidades Odontológicas da Fundhacre oferece serviços à população

Por Ludymila Maia

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) foi instituído em 2005 em Rio Branco, decorrente de um programa do Ministério da Saúde, e persiste como a única referência para o atendimento de especialidades odontológicas em todo o estado.

Ao longo do ano de 2023, foram realizados cerca de 18 mil procedimentos. Mensalmente, a média alcançou 1.540 atendimentos, representando um aumento superior a 30% no número de consultas, em comparação com o ano de 2022. O Centro oferece especialidades como periodontia, cirurgia oral menor, endodontia e prótese dentária, incluindo a confecção de prótese total.

Fundhacre fornece serviços à população por meio do Centro de Especialidades Odontológicas. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Estamos buscando expandir os serviços e chegar cada vez mais ao interior. Vamos focar este ano em programas itinerantes, para minimizar o custo do paciente com deslocamento”, informa o coordenador do CEO, Felipe Castelo.

A unidade leva diversos serviços à população, por meio das ações de saúde do programa Fundhacre na Comunidade. Entre as várias iniciativas, destaca-se a entrega de próteses aos residentes do Lar Vicentino, na capital.

“Vamos focar este ano em programas itinerantes, para minimizar o custo do paciente com deslocamento”, informa o coordenador do CEO, Felipe Castelo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“A iniciativa, realizada com ênfase na reabilitação dos pacientes, resultou na entrega de 33 próteses em aproximadamente três meses. Além de impulsionar a autoestima, contribui significativamente para melhorar a qualidade de vida de cada beneficiado”, ressalta Felipe Castelo.

Ao longo de 2023, foram realizados cerca de 18 mil procedimentos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Com o compromisso contínuo de aprimorar a saúde bucal da comunidade, o CEO planeja expandir suas iniciativas e implementar melhorias nos serviços oferecidos. Esses esforços visam não apenas atender às demandas presentes, mas também antecipar e abordar futuras necessidades na área odontológica, consolidando assim seu papel vital no cenário de cuidados de saúde do estado.

Paciente Rayane Silva realiza tratamento odontológico no CEO. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Tive um problema de infecção dentária e, apesar de ter prolongado por certo tempo, quando procurei a Fundhacre não demorou muito para que eu fosse atendida. Agora já estou começando meu tratamento, graças à equipe, que sempre me atendeu muito bem; só tenho a agradecer”, relata a paciente Rayane Silva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter