Reeducandas participam de ação especial de Natal em Rio Branco

O Tribunal de Justiça do Acre, em conjunto com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Polícia Penal, e com o apoio do Ministério Público do Acre, realizou, nesta terça-feira, 26, uma ação especial de Natal para detentas que cumprem pena na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco. Na oportunidade, as mulheres puderam se expressar por meio da música e receberam palavras de incentivo das autoridades presentes. Cada detenta também recebeu um panetone, para comemorar a data.

Cada detenta recebeu um panetone de Natal. Foto: Lucas Manoel/Iapen

A desembargadora Eva Evangelista, da Coordenadoria da Mulher do TJ, disse que o objetivo do evento foi proporcionar às mulheres um momento leve e trazer uma mensagem de esperança e de fé para todas: “Nós precisamos trazer essa mensagem de paz para os nossos corações, para nossas vidas”, disse.

Desembargadora Eva Evangelista durante fala às detentas. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Dalvani Azevedo, diretora do presídio feminino, destacou que o Tribunal de Justiça é muito atuante dentro da unidade prisional e sensível às mulheres recolhidas: “Ano passado a gente teve a ação de iluminação, com árvores de Natal, iluminação natalina, e esse ano eles vieram com a proposta dos panetones. A gente de imediato acolheu, porque é um ato de amor, de confraternizar e solidarizar”.

Autoridades reunidas durante evento de Natal no presídio feminino. Foto: Lucas Manoel/Iapen

A detenta J.S. D, de 30 anos, se emocionou durante o evento. Ela contou que sente muita falta de seus familiares e momentos assim a deixam mais feliz. “Algumas mulheres aqui estão sozinhas. Todos eles podem nos abandonar, mas aquele lá de cima, eu sei que não abandona a gente. Eu fico muito agradecida por momentos assim”, afirmou a detenta.

Momento em que a detenta cantava. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Alexandre Nascimento, presidente do Iapen, disse que o momento faz parte do processo de ressocialização que a gestão implementa dentro das unidades: “Ter essas ações aqui dentro reflete parte do que a sociedade lá fora quer, que é o caráter humanitário que precisamos ter dentro desse sistema”.

Presidente do Iapen reunido com parceiros. Foto: Lucas Manoel/Iapen

O presidente destacou, ainda, que cada ação, mesmo pequena, oferecida às reclusas, tem um efeito muito maior do que se pode imaginar na vida de cada uma. “Então ficamos muito felizes em participar desse momento e muito honrados em ter a participação de autoridades do nosso estado. A gente agradece também a direção da unidade por proporcionar isso, e ver que a unidade está no caminho certo. Desejamos aqui um feliz ano novo a todos e que essas atividades sejam continuadas de uma forma muito abrangente e ampliadas cada vez mais”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter