Vice-governadora Mailza Assis recebe título de Cidadã Acreana

Personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado foram homenageadas com a entrega de títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos 2023 proposto pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

A sessão solene de Outorga de Título Honorífico ocorreu nesta sexta-feira, 15, no auditório do Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Sessão Solene de Entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos 2023 da Aleac homenageou personalidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, recebeu o título de Cidadã Acreana pelo trabalho feito pelo Acre. Mailza foi senadora da República de 2019 a 2022 e enviou mais de R$ 500 milhões de emendas ao estado. O título foi proposto pelo deputado estadual Clodoaldo Rodrigues. O secretário de Estado de Obras Publicas (Seop), Ítalo Lopes, também recebeu o título.

Honraria concedeu a Mailza o título de cidadã acreana assim como às demais pessoas que prestaram serviços relevantes para a população do Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

“Oficialmente, sou cidadã acreana e isso muito me honra. Agradeço ao povo do Acre por me acolher e proporcionar a oportunidade de representá-los politicamente. Expresso também minha gratidão ao deputado Clodoaldo Rodrigues, pelo reconhecimento e indicação a esse título”, disse Mailza.

Deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, autor da proposta que deu o título de Cidadã Acreana à Mailza. Foto: Felipe Freire/Secom

Ao todo, foram 58 moções de aplausos e 68 títulos de cidadão acreano entregues. A Aleac também concedeu a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo ao procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, e ao médico William John Woods, conhecido como Dr. Guilherme. A ordem foi entregue in memoriam, recebida pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

A Aleac concedeu a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo ao procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro. Foto: Felipe Freire/Secom

O presidente da  Aleac, deputado estadual Luiz Gonzaga, falou da união e integração entre os poderes, as instituições e a população. “Este evento de hoje consiste em um ato de enorme grandeza na esfera do Poder Legislativo acreano. Representa o reconhecimento da sociedade civil e política de nosso Estado a um povo que vive e trabalha por um Acre melhor, mesmo os que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra”, destacou.

Vice-governadora Mailza e o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga. Foto: Felipe Freire/Secom

Mailza falou em nome dos homenageados e, ao agradecer, citou o poema da escritora acreana Conceição Pereira: “Apesar de toda essa beleza natural, o que tem no Acre de mais encantador é seu povo. Sua gente é guerreira, desbravadora, solidária e lutadora”.

“Esse título aumenta mais ainda a responsabilidade de continuar trabalhando por nosso povo do Acre. Esse lugar que escolhi para viver, constituir família. Aqui tem minha história. A cada um dos deputados que me concederam essa honra, meu muito obrigado. Parabéns a todos os acreanos de coração, que agora também são cidadãos do Acre”, disse.

O presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alyrio Vanderley Neto, e a presidente do Programa de Defesa do Consumidor (Procon/Acre), Alana Albuquerque, receberam moção de aplauso.

Estiveram na solenidade deputados federais, estaduais, representantes dos diversos poderes e instituições públicas, prefeitos, secretários de Estado, dentre outros.

O servidor Luiz Gonzaga Alves, o Luizinho, um dois mais antigos da Aleac, foi homenageado pelos anos dedicados ao trabalho em prol do crescimento e serviços prestados à Casa Legislativa.

Luizinho, servidor da Aleac homenageado. Foto: cedida

Homenageada

Mailza Assis da Silva, atual vice-governadora do Acre, foi senadora da República de 2019 a 2022. Nascida em Novo Mundo, Mato Grosso, é mãe de três filhos.

A filha do casal de agricultores, seu Acioli e dona Cleusa, deixa seu estado de nascimento  ainda pequena e segue com a família para tentar uma vida com mais oportunidades na região Norte.

Após um breve período vivendo em Rondônia, e com pouco mais de 20 anos, Mailza acompanha a irmã mais velha para o Acre. Vai morar em Senador Guiomard, onde assume o cargo de secretária de Administração, em seguida de Assistência Social.

No mandato de senadora, se destacou pela defesa do social, combate à violência contra mulheres e proteção às crianças e adolescentes. Defensora da participação feminina na política, é autora do Projeto de Lei (PL) contra fraudes em cotas partidárias para mulheres (PL foi aprovado).

Confira a lista completa dos homenageados.

CIDADÃO (Ã) ACREANO (A)

CONTROLE DE TITULOS DE CIDADÃO ACREANO 2023

MOÇÃO 2023

Moção 2023 última versão

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter