A Organização em Centros de Atendimento (OCA) Rio Branco, comemora 13 anos de dedicação à comunidade no dia 27 de dezembro, somando cerca de 17 milhões de atendimentos ao longo desse período. Em celebração a data, a OCA promoverá uma semana repleta atividade entre 11 e 15 de dezembro. Serão realizadas palestras, abertas à população, feiras da economia solidária e ações de pesquisa de opinião sobre a qualidade do atendimento.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-10-27-at-16.27.38-1.jpeg)
A diretora da OCA, Francisca Brito, destaca o compromisso da instituição em levar cidadania e democratizar o acesso a serviços públicos para a população de Rio Branco.
“Esse ano a festa é toda dedicada à população, que tem apoiado nosso trabalho e nos incentivado com feedbacks positivos. As pessoas merecem um atendimento de excelência e temos nos dedicado diariamente para isso, nessa data pretendemos reforçar nossos laços com a população e proporcionar uma festa para comemorar conosco”, pontuou.
A programação de palestras conta com especialistas de várias áreas, que vão abordar temas relevantes para a sociedade, como: a saúde mental na vida moderna; o uso do celular e seus impactos na saúde; nutrição; e orientações para microempreendedores individuais (MEI).
Além disso, a unidade conta com mais de 500 tipos de serviços, distribuídos entre 24 órgãos parceiros, que têm sido fundamentais para impulsionar a missão da instituição em levar cidadania à população. Órgãos como o Instituto de Identificação da Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Divisão de Registro Escolar (DIRE) são os mais procurados pela população e contribuem significativamente para a democratização ao acesso a serviços essenciais.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-05-17-at-11.36.45.jpeg)
Como também, ao longo de 2023, a OCA Rio Branco realizou 60 encontros voltados ao treinamento das equipes, promovendo oficinas e palestras práticas e teóricas. Estes eventos visam capacitar e aprimorar as habilidades dos 234 agentes públicos que atuam na instituição, incluindo o treinamento de novos colaboradores de órgãos parceiros.
Destaca-se ainda a atuação da Divisão de Gestão de Pessoas da Diretoria da OCA, que ministrou oficinas e palestras abordando a Política de Atendimento da organização, com foco em temas como Utilização de Linguagem Simples, Posturas e Atitudes no Diálogo com o Cidadão, e Gestão da Informação.
Para Rayana Siqueira, chefe de divisão da unidade Rio Branco, “é uma honra saber que podemos todos os dias contribuir com a vida das pessoas. Nosso desafio diário é a busca da melhoria contínua dos serviços, reunindo diferentes órgãos parceiros para oferecer um atendimento de qualidade para aqueles que nós servimos”.
![](https://agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-06-at-15.22.57-e1702068908176.jpeg)
Ao longo do ano, foram ofertadas aos funcionário da instituição ações voltadas à saúde, desde fisioterapia até oficinas sobre cuidados com a saúde mental e autocuidado. A central também inovou no atendimento, proporcionando momentos lúdicos temáticos, como a OCA Junina e a OCA Encantada, reforçando seu compromisso contínuo com a população.
Cronograma de Palestras realizadas na OCA:
- 11/12 – 10h: Palestra sobre o uso do celular e os impactos na saúde, com a Dra. Mireilly Resende.
- 13/12 – 10h: Saúde Mental: Desafios e Possibilidades da Vida Moderna, ministrada pela Psicóloga Sylvia Valus.
- 14/12 – 10h: Nutrição sem Terrorismo, com o Nutricionista Willian Cogo.
- 15/12 – 9h: Palestra para Microempreendedores Individuais, apresentada pelo SEBRAE.
A OCA sempre está à disposição do cidadão para esclarecer dúvidas ou informar sobre os serviços oferecidos, por meio da plataforma OCA Virtual, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min. O usuário tem a sua disposição atendimento por chat ou vídeo, disponível no site oca.ac.gov.br. Além disso, a instituição mantém uma presença ativa nas redes sociais, com o perfil @ocaacre, como também call center disponível pelos números (68) 3215-2475, (68) 3215-2400, (68) 3215-2427 e (68) 3215-2445, proporcionando canais alternativos de comunicação.
Confira na galeria algumas das ações realizadas pela OCA neste ano de 2023: