O governo do Acre, por meio do Programa REM Acre – Fase II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), conquistou na última quinta-feira, 9, o segundo lugar no 27° Concurso Inovação no Setor Público, na categoria “Inovação Ambiental”. O evento aconteceu no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
O prêmio busca promover e disseminar ações e políticas públicas inovadoras nas esferas federais, estaduais e municipais de todo o país. O concurso, que já está em sua 27° edição, reconhece os esforços dos funcionários e servidores públicos que realizam de maneira eficaz suas funções em prol de resultados que trazem benefícios e qualidade de vida para a população.
A presidente da Enap, Betânia Lemos parabenizou as mais de 300 iniciativas inscritas no concurso, em especial, as mais de 20 finalistas das quatro categorias, “estamos aqui para premiar as iniciativas inovadoras, já são 27 anos de reconhecimento e mais de 400 iniciativas reconhecidas, parabéns a todos”, disse.
A categoria “Inovação Ambiental” busca destacar iniciativas modelo no desenvolvimento sustentável, que por meio de ações eficientes trazem soluções e resultados frente a luta climáticas que enfrentamos. As iniciativas premiadas foram: em primeiro lugar o “Projeto Brasil Mais: Meio Ambiente Integrado e Seguro”, da Polícia Federal; em segundo lugar, “O pioneiro Programa de REDD+ Jurisdicional do Acre”, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan/AC); e em terceiro lugar o “Programa BRDE Labs 2022 no Paraná”, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Roseneide Sena, homenageou os servidores públicos e demais colaboradores do Acre que desempenham com excelências suas atribuições na busca de melhorar a vida da população acreana.
“Esse prêmio é um imenso desafio para quem tá na Amazônia. Nós, servidores, sabemos as nossas realidades e desafios, esse prêmio é pelo nosso imenso desafio que nós temos em nossas mãos. Esse prêmio é do Acre”, destacou a coordenadora.
O Programa REM no Acre já atendeu mais de 20 mil pessoas de forma direta e indireta, beneficiando milhares de famílias de pequenos agricultores, extrativistas, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, além de contribuir com ações de combate ao desmatamento.
O Programa REM é fruto de cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e Reino Unido, através do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do KfW, para implementação de projetos voltados a conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.