Estado promove curso de informática para grupo da melhor idade na Baixada da Sobral em Rio Branco

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realiza um curso de informática para alunos acima dos 60 anos, no Polo Digital, no Barracão Matias, localizado na Baixada da Sobral. O curso teve início no último dia 16 de outubro e segue até 6 de novembro. O projeto Polo Digital é um programa da Seict e sua missão é capacitar jovens e adultos nas áreas administrativa, tecnológica, promovendo a inclusão digital, social e educativa.  A iniciativa já atendeu mais de 3 mil alunos em toda a sua plataforma.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita levou uma mensagem de otimismo e esperança aos alunos, falando da importância do acesso digital no cotidiano. Foto: Jairo Carioca/Seict

“É a primeira vez que toco em um teclado e um mouse. Fiquei muito tempo parada por conta das minhas condições físicas, mas senti a necessidade de fazer algo novo, por isso estou aqui para aprender e poder futuramente fazer pesquisas na área da saúde”, disse Alzenira Araújo da Silva, 52 anos.

Assim como Alzenira, outros 12 idosos recebem conhecimento do conteúdo programático, que inclui informações básicas de como ligar e desligar o computador; conhecimentos sobre Word, digitação e acesso à internet. O curso de informática básica ocorre em três encontros semanais, com carga horária de 20 horas. Para os inscritos, é a realização de um sonho.

Curso de informática é oferecido para pessoas acima de 60 anos. Foto: Arquivo/Polo Digital

Para o coordenador da Associação do Movimento dos Jovens e Idosos de Rio Branco, Luís José da Silva, de 75 anos, que também integra a turma, a ideia é proporcionar o ingresso da terceira idade no mundo digital: “Tenho visto muitos de nós ociosos, só em casa assistindo televisão. Estamos aqui para mostrar um novo caminho, superando nossos desafios e fragilidades, porque nunca é tarde para aprender”.

Só na Baixada da Sobral foram certificados 250 alunos. Esse ano, as atividades são desenvolvidas em parceria com a Fundação Elias Mansour. “Estamos, ainda, com vários projetos para levar a inclusão da informática em pontos diferentes de Rio Branco. Entendemos a necessidade de ensinar um caminho tecnológico e didático, principalmente para os jovens poderem ingressar no mercado de trabalho. Essa turma acima dos 60 anos nos inspira muito a persistir. Qualificação não tem idade”, comentou Assurbanípal Mesquita, gestor da Seict.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter