O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou reunião, em Brasília, buscando implantar no estado o uso do AntecipaGov, programa do governo federal que permite a antecipação de créditos de seus fornecedores. O objetivo é beneficiar o setor produtivo acreano e atender pleito da categoria. A previsão é de que a regionalização do programa comece a partir de 2024.
O encontro foi promovido por meio da Diretoria de Relações Federativas, braço da Seplan em Brasília, na terça-feira, 17. Participaram a diretora Rosangela Bardales e técnicos do órgão; o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano; e, virtualmente, dois técnicos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): Everton Batista dos Santos, diretor de Normas e Sistema de Logística; e Heles Resendes Silva Junior, coordenador-geral de Contratos.
“O governo tem amplo interesse em possibilitar o uso dessa plataforma para beneficiar o setor produtivo do Estado e foi importante termos a participação do presidente da Fieac para que, juntos, pudéssemos entender o andamento do processo e reforçar essa necessidade”, explicou a diretora Rosangela Bardales.
Para José Adriano, isso “significa dar fôlego às empresas para que possam cumprir seus compromissos e atividades”.
De acordo com os gestores do MGI, a regionalização do programa ainda está em ajustes, com um projeto-piloto sendo desenvolvido junto à Prefeitura de São Paulo (SP). A previsão, dependendo dos ajustes que forem necessários, é de que a sua expansão para estados e municípios comece a partir do início do próximo ano.
Também participaram da reunião os técnicos da Seplan: Elomar Chaves, Roberto Henckmeier, Fernanda Weber e Klinger Cruz.