A Controladoria-Geral do Acre (CGE) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 11, a instrução normativa (IN) 003/2023, que dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria e Controle das Unidades Setoriais de Controle Interno do Poder Executivo do Estado.
De acordo com o documento, as unidades deverão elaborar um Plano Anual de Auditoria e Controle (Paac), com base em gerenciamento de riscos. O plano deverá considerar os objetivos, as prioridades e as metas a serem alcançadas pelos órgãos e entidades, bem como os riscos a que seus processos estão sujeitos. A instrução também estabelece prazos para a elaboração e aprovação do Paac.
De acordo com a chefe da Unidade Central de Controle Interno (Unic) da CGE, Ana Paula Carvalho, “o objetivo é aprimorar a metodologia de trabalho, para que os órgãos e entidades tenham mecanismos eficazes para o aperfeiçoamento das técnicas de auditoria e controle, possibilitando dinamizar o campo de atuação com foco em resultados”.
A controladora-geral do Estado, Mayara Lima, também destaca a importância da iniciativa. “A IN contribui para a prevenção e a identificação de fraudes e irregularidades, bem como para o aprimoramento da eficiência e da efetividade dos gastos públicos”, explica.