O Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Acre (Anac), inaugura nesta quarta-feira, 27, um estande na Expoalimentaria 2023. A promoção de negócios na maior feira de alimentos da América Latina é fruto da política de comércio exterior promovida pela Seict e pela Anac, em parceria com a Federação da Indústria do Acre (Fieac), a Assembleia Legislativa e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Desde a segunda-feira, 25, o presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Acre (AZPE), Allan Silva de Lima, acompanhado do diretor de Assuntos Aduaneiros da instituição, Marcos de Morais, e o assessor jurídico da Seict, Silvio Mesquita, acertam os últimos detalhes do projeto de construção do espaço no Centro de Convenções Jockey Plaza.
O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, afirmou que a participação inédita dos estados do Acre e Rondônia na Expoalimentaria reforça o trabalho que vem sendo realizado para o fortalecimento da Rota Interoceânica, bem como de incentivo ao setor industrial e comercial na participação do novo mapa de exportação e importação mundial.
“Vale ressaltar que essa é uma estratégia que tem total incentivo do governador Gladson Cameli, trabalhada em parceria com as federações das indústrias do Acre e de Rondônia e o parlamento Amazônico, por meio do deputado Luiz Gonzaga. A expectativa é de sucesso nas rodadas de negócios”, acrescentou Mesquita.
A presidente da Anac, Walesca Bezerra, destacou a contribuição de todas as instituições na promoção de exportações de produtos acreanos, bem como na internacionalização das empresas e na atração de investimentos do exterior. “O diálogo tem sido constante com os empresários acreanos que já exportam para o Peru e outros países, assim como os empreendedores que buscam a abertura de negócios no exterior. A participação na Expoalimentaria será um marco nas relações comerciais” afirmou Walesca.
Durante a feira, será apresentada a marca Acre Made In Amazonia, que objetiva agregar valor aos produtos acreanos de exportação.