O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), está participando do Planejamento e Plano de Ação (PPA) 2024/2027 do Sebrae. O objetivo da colaboração é em virtude de a Sema ser a norteadora da política ambiental no estado e ter uma divisão específica que trabalha a temática de bioeconomia.
Na busca em estabelecer parcerias, e considerando a pertinência do tema, o Sebrae convidou a Sema para manter o diálogo e projetarem, juntos, a parceria para os próximos quatro anos.
A secretária adjunta da Sema, Renata Souza; o diretor de Meio Ambiente, André Pellicciotti; a chefe do Departamento de Biodiversidade, Marilene Brazil; e Luciana Rola, chefe da Divisão de Bioeconomia, tem participado de reuniões para colaborar com a consolidação do PPA do Sebrae.
“Vamos fechar essa parceria com o Sebrae para que juntos possamos somar nossos recursos, nossas iniciativas, com o foco no desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária.
O analista do Sebrae Francinei Santos, responsável pela agenda de bioeconomia na instituição, explicou que o órgão busca uma integração institucional com a temática. “A reunião tratou do detalhamento e construção do Plano de Ação dessa parceria e temos no governo do Estado o principal parceiro para implementarmos esse projeto”.
O diretor Técnico do Sebrae, Kleber Pereira, disse que a importância da parceira com a Sema é planejar e desenvolver o setor de bioeconomia no estado, selecionando algumas cadeias prioritárias para que tanto a secretaria, como o Sebrae, e os demais parceiros, possam planejar ações e recursos.
“A ideia é potencializar os produtos transformando em oportunidades de negócio. É um eixo estratégico do nosso planejamento, trabalhar a parte de sustentabilidade, inovação, tecnologia e bioeconomia. Nosso PPA deve ficar pronto até dezembro”, complementou.