Servidores do Acreprevidência participam de capacitação sobre e-Social, segurança e saúde no trabalho para órgãos públicos

Cinco servidores do Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência) participam, esta semana, do treinamento sobre e-Social e segurança e saúde no trabalho (SST) para órgãos públicos, em Balneário Camboriú (SC), ministrado pela Instituição Meta Cursos e treinamentos.

Antes desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), o projeto passou a ser de responsabilidade do Acreprevidência em julho. Referente à escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, o e-Social faz parte da rotina de departamento pessoal em todo o país, daí a importância da participação em capacitações sobre o tema.

Servidores do Acreprevidência participam de capacitação sobre e-Social em Balneário Camburiú (SC). Foto: cedida

“A implantação do e-Social e SST é recente no Acreprevidência, por isso estamos nos aperfeiçoando quanto às novas demandas do sistema, sendo que mensalmente atualizamos os dados de pagamento no e-Social. Esse curso é importante para esclarecermos algumas dúvidas técnicas”, destacou Priscila Pimenta, responsável pela folha de pagamento dos inativos e pensionistas do Estado.

Edimilson Barroso, responsável pelo Setor Financeiro; Márcia Sena, responsável pela folha de pagamento dos inativos e pensionistas do Estado; tenente Carla Mourão, responsável pela folha de pagamento dos militares da reserva; e Samira Louzada, chefe do Controle Interno são os outros servidores do Acreprevidência que participam da capacitação.

Atualmente, o governo do Acre possui mais de 21 mil servidores ativos e 17.654 servidores aposentados e pensionistas. O Acreprevidência é responsável pelo pagamento dos servidores inativos.

Mais sobre o e-Social

O e-Social tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as de forma virtual em um sistema nacional, a fim de possibilitar aos órgãos participantes do projeto a utilização dessas informações para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS.

Os órgãos públicos fazem parte do último grupo a ter a obrigatoriedade de implantar o e-Social, com início em julho de 2021. A partir de 2024 não será mais utilizada a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) pelos órgãos públicos, passando a ser o e-Social o único sistema para a atualização dessas informações.

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