Objetivo é superar o volume de vendas do ano passado
A Feira Natalina que movimenta o setor de artesanato nesta época do ano em Rio Branco foi aberta na tarde desta quinta-feira, 18, sob uma fina chuva. Aos poucos o público começa a chegar às tendas armadas em frente ao quartel da Polícia Militar. A feira reúne 80 empreendedores da Asaarte, Cooesa Paiol, Associação dos Artesãos, grupos de artesãos indígenas, agricultura familiar e empreendimentos de Economia Solidária.
Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), Sebrae, Prefeitura de Rio Branco e Divisão de Economia Solidária (DSOL) o evento reúne também grupos de produção dos municípios de Senador Guiomard, Capixaba e Sena Madureira.
Este ano, os produtos oferecidos ao público estão mais diversificados. Quem visitar a feira irá encontrar artesanato, produtos de jardinagem, alimentos e hortifrutigranjeiros. A representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Márcia Lima, diz que a diversificação é resultado do mapeamento dos empreendimentos no Estado. "Resolvemos unificar para promover um só evento em vez de realizar várias feiras como mesmo propósito", disse Márcia.
Em 2007, os expositores conseguiram arrecadar em quatro dias de feira em torno de R$ 100 mil. O secretário de esporte, turismo e lazer, Cassiano Marques, diz que o papel do Governo do Estado é fomentar e articular este tipo de ação para que os empreendedores possam se auto-organizar e realizar eles próprios as atividades. Ele prevê, para este ano, um volume maior de vendas do que no ano anterior. Antônio Barrozo, da Buricuri Jóias, que reúne outros sete artesãos, preparou número de peças suficientes para vender durante a feira e atender aos pedidos que se seguem depois deum evento como este.
Raimunda Barbosa, do grupo de jardinagem da Vila Acre está animada. Ela e mais oito produtores trouxe um número maior de produtos que em 2007. "E com mais qualidade de plantas e vasos", garante. A partir de janeiro, o grupo se prepara para formar uma associação. Para ela a feira é importante para fazer contatos e vender mais posteriormente. A doceira Kátia Verissi representa a Cooesa na Feira Natalina e também acredita que o evento dá mais visibilidade e abre portas para novos negócios.
Serviço:
Feira Natalina
Quando: de 18 a 23 de dezembro, de 10 às 22 horas
Onde: em frente ao quartel da Polícia Militar