Livro e DVD em homenagem a Chico Mendes são lançados no Acre

Vozes da Floresta reúne depoimentos diversos e Chico Mendes, o homem da floresta é um documento inédito sobre a vida e obra do sindicalista

livro_vozes_da_floresta_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Governador Binho Marques diz que material é fonte de muita informação sobre Chico Mendes. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

livro_vozes_da_floresta_foto_gleilson_miranda_02.jpg
gmf_0012.jpg

Livro Vozes da Floresta e DVD Chico Mendes, o homem da floresta será distribuído a bibliotecas, organizações sociais e imprensa. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Documento inédito em formato de livro de 420 páginas vai contar ao mundo a trajetória, a vida, os sonhos e projetos de Chico Mendes. Mas não é só isso. Vozes da Floresta, lançado na noite desta quarta-feira, 17, na Biblioteca Pública em Rio Branco pretende reverberar o brilho das idéias que transformaram o homem da floresta e como a floresta, ao longo de 20 anos, mudou o pensamento de quem acreditou que é possível viver em harmonia com ela.

Também nesta noite foi lançado o DVD Chico Mendes: O homem da floresta – 20 anos de saudade e conquistas, uma compilação de dezenas de filmes, vídeos, depoimentos, documentos, material inédito resultante de pesquisa minuciosa da equipe da Biblioteca da Floresta Marina Silva.

Narrado em forma de depoimentos, 90% deles espontâneos, organizados pela jornalista, antropóloga e historiadora social, Zezé Weiss, o livro faz um elo entre as vozes do passado e do presente numa tentativa de desenhar o futuro. As dezenas de colaboradores contam a mesma história a partir de muitos olhares.

Filhos, esposa, netos, amigos, companheiros de luta, jornalistas, lideranças comunitárias, indígenas, artistas que conviveram com Chico Mendes ou que de alguma forma tiveram contato com seus pensamentos estão entre os que responderam às perguntas que serviram de eixo para o trabalho. Aquela bala queria atingir o homem ou o projeto? Este tiro acertou o alvo? Qual o sentimento que você tem sobre Chico Mendes e sobre a Amazônia?

O projeto idealizado e realizado pelo Grupo de Trabalho da Amazônia, Conselho Nacional dos Seringueiros e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – Coiab exigiu um grande esforço coletivo. Zezé Weiss reconhece que as maiores dificuldades enfrentadas durante a execução do trabalho foram o tempo e o espaço. "Da concepção ao prelo foram praticamente seis meses e me doeu muito ter que cortar trechos de algumas histórias. Tínhamos que, no final, estar com 18 páginas a menos, mas isto não comprometeu a qualidade dos depoimentos", assegura a organizadora que diz estar em harmonia com a memória de Chico.

Para o governador Binho Marques o livro é fonte de muita informação e conhecimento, principalmente porque Chico Mendes conviveu com pessoas de diferentes formações que tem olhares diferentes de uma mesma luta. "É bom poder saber como Chico era visto por outras pessoas. Para quem tem preocupação com a justiça social e o meio ambiente o livro é uma fonte de muita informação".

livro_vozes_da_floresta_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Zezé Weiss, historiadora social, jornalista e organizadora do livro: "Estou em harmonia com a memória de Chico". (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Homenagem de amigo – Aos poucos as vozes infantis iam emergindo da platéia. Na boca, Estatuto do Homem, um texto marcante criado pelo escritor e poeta, Thiago de Mello, que não compareceu ao evento devido a problemas de saúde. Um poema seu abre o livro Vozes da Floresta. Na capa, obra confeccionada em madeira, resina e sementes, pelo artista plástico, Aílton Krenak. "Quando a Zezé me ligou e falou do livro comentando como ela imaginava a capa eu disse: eu tenho essa imagem e enviei dois quadros", conta emocionado.

Festa na Floresta e Rei dos Macacos estão na capa e na contracapa do livro cuja tiragem está sendo, neste primeiro momento, de 10 mil exemplares que serão distribuídos para bibliotecas públicas, imprensa e espaços comunitários.

No auditório da Biblioteca Pública pessoas que ajudaram a construir a história recente do Acre compartilhavam a homenagem a Chico Mendes. "É fantástico juntar vinte anos depois, depoimentos de pessoas que não o conheceram pessoalmente com as que conviveram com ele, mas que comungam do mesmo ideal de que é possível viver na floresta sem destruir. Uma belíssima homenagem que vai ficar para que a juventude possa levar essa mensagem adiante", define o advogado Gomercindo Rodrigues.

A filha Ângela Mendes se aproxima do pai por meio das vozes de seus amigos e admiradores. "Estou conhecendo meu pai agora ouvindo o que as pessoas contam. Tenho orgulho e estou aprendendo mais por meio desses depoimentos. Os sonhos dele são de todas as pessoas. Ele está conseguindo de maneira plena aquilo que sempre sonhou que é despertar a consciência de preservação ambiental".

livro_vozes_da_floresta_foto_gleilson_miranda_03.jpg

Equipe que produziu o DVD Chico Mendes, o homem da floresta reuniu centenas de documentos sobre a vida de Chico Mendes. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O homem da floresta – Cadernos de anotações, fitas de vídeo, filmes, documentários, entrevistas, imagens quase perdidas, bilhetes, fotografias, material esquecido em fundos de gavetas eram as peças de um quebra-cabeças que deu origem ao DVD Chico Mendes: O homem da floresta – 20 anos de saudade e conquistas lançado na noite desta quarta-feira.  "A edição deste material foi possível graças ao esforço intenso e coletivo da equipe da Biblioteca da Floresta e do jornalista Élson Martins", afirma o coordenador da Biblioteca da Floresta Marina Silva, Edegard de Deus. 

O produto final é a soma do CD ROM lançado há dez anos com novos e atraentes elementos. Parte do acervo foi reunida ao longo dos anos pelo jornalista Élson Martins. Constam no DVD ainda filmes como Chico Mendes: Eu quero viver e o documentário Amazônia – História da nossa história, fotografias diversas reunidas por Júlia Feitosa, imagens do velório e gravações feitas nos bastidores do julgamento dos assassinos de Chico Mendes feitas pelo próprio Edegard de Deus e Rubens Gomes.

A homenagem contém ainda quatro clipes com músicas de artistas diversos que homenageiam o ambientalista. O DVD também não estará à venda. Será distribuído a bibliotecas, imprensa, organizações sociais e ambientais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter