Governo iniciará construção de espaço destinado ao trabalho de gestão documental

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), iniciará a construção de um espaço estruturado para operacionalizar as atividades específicas de arquivo desenvolvidas pela Diretoria de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap).

O Arquivo Público será utilizado como guarda permanente de documentação de valor histórico, científico e cultural. Imagem: Arquivo/Sead

Visando implementar a Política de Gestão Documental, política pública para benefício da sociedade, que envolverá todos os órgãos do Estado, cada órgão terá uma comissão que estará desenvolvendo seu plano de classificação de documentos e a Tabela de Temporalidade da Atividade fim. Para a elaboração desses instrumentos serão necessárias análise e avaliação de toda a massa documental acumulada nos órgãos estaduais ao longo da história.

A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, para garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem.

Construção iniciará em breve. Imagem: Arquivo/Sead

Feita a avaliação dessa massa documental dos órgãos, a documentação que for considerada de valor histórico, científico ou cultural será recolhida para o Arquivo Público, com guarda permanente. Este novo espaço terá toda a estrutura adequada para o resguardo e a  preservação dos documentos que contam a nossa história.

“É importante esclarecer que o arquivo não funcionará como depósito, mas sim como resguarde da história do nosso Estado”, acrescentou Gleilce Araújo, diretora de gestão patrimonial.

O projeto idealizado pela equipe de engenharia da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) será construído na Alameda Ministro Miguel Ferrante, número 240, no Portal da Amazônia, em Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter