Estado promove capacitação em cafeicultura para produtores rurais na Expoacre

Com a participação de produtores rurais de diversos municípios do Acre, nesta quinta-feira, 3, o governo do Estado promoveu um circuito de palestras sobre cafeicultura no Parque de Exposições Wildy Viana.

A ação faz parte da programação da Expoacre 2023 e reuniu agricultores, técnicos e acadêmicos, na busca de promover conhecimento de qualidade e inovação voltado para o cultivo de café.

A época e o espaço da Expoacre é fértil para a qualificação e promoção do agronegócio. Foto: Diego Gurgel/Secom

Com profissionais renomados em suas áreas de atuação, foram abordados e discutidos assuntos como o manejo dos cafés robustas amazônicos; o uso da tecnologia de drones; os cafeeiros produzidos na Amazônia e a produção de cafés especiais.

A engenheira agrônoma da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Michelma Lima, destacou: “Estamos vivendo um momento crescente para a cafeicultura e isso é reflexo da união de instituições próximas aos produtores rurais, todos em busca da expansão do mercado”.

“Realizamos essas capacitações para que os produtores acreanos se enriqueçam e, consequentemente, fortaleçam o mercado e a economia da região”, ressalta Lima. Foto: Diego Gurgel/Secom

Um dos palestrantes foi Marcelo Curitiba, pesquisador da Embrapa Café no Sudeste do país, em Espírito Santo. Em sua palestra, o profissional discorreu sobre as robustas amazônicos, cafés de sabor e aroma diferenciados produzidos a partir de boas práticas de produção, com viés ecológico e associado à valorização do trabalho em comunidade.

O profissional atua na unidade Embrapa Café, um órgão focado em propor e orientar estratégias e ações de desenvolvimento da cafeicultura. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Essa união em prol da cafeicultura já acontece há algum tempo e agora está começando a dar frutos, graças ao poder público como promotor do desenvolvimento, possibilitando avanços de maneira sustentável”, valoriza o pesquisador.

O produtor rural Raimundo Honório da Silva trabalha com mandiocultura em Xapuri e apreciou os conhecimentos ofertados: “Trabalho com o cultivo da mandioca, mas estou aberto a agregar valor e expandir meu conhecimento com a produção de café. Aprendizagem nunca é demais. Passamos para a frente, beneficiando outros produtores”.

Além do conhecimento adquirido na capacitação, Raimundo e sua família irão participar de outras atrações da feira de agronegócio. Foto: Diego Gurgel/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter