Governo do Acre lança força-tarefa pela proteção ambiental

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), lança nesta sexta-feira, 28, às 10h, na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), em Rio Branco, a Força-Tarefa pela Proteção Ambiental, com a finalidade de cooperação entre as diferentes instituições do Estado para combater os ilícitos ambientais.

A força-tarefa visa combater os ilícitos ambientais. Foto: Pedro Devani/Secom

Em ação coordenada pela Semapi, além da atuação direta no combate aos ilícitos ambientais, as instituições envolvidas também buscam a difusão das informações por meio da educação ambiental no processo de conscientização e preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, explicou que a ação integra todos os órgãos de comando e controle que estão à frente da agenda ambiental.

“O mais importante é que estamos atuando de forma unificada para ajudar na tomada de decisões. Temos suporte do nosso Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental [Cigma], com dados quantitativos e qualitativos de queimadas e desmatamento. Estamos nos municípios, dialogando com as comunidades e as secretarias. Essa é uma força-tarefa que vai atuar na repressão aos ilícitos ambientais em áreas críticas”, afirmou.

Criada a partir do desdobramento do decreto de emergência ambiental válido entre os meses de julho e dezembro, a ação visa intensificar, em sistema integrado de governança, as ações de prevenção e combate aos crimes ambientais no Acre.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, destacou que a operação pretende apresentar um plano de resposta na questão dos incêndios ambientais, bem como do desmatamento: “Todos os órgãos vão subsidiar as tomadas de decisões, tanto de prevenção quanto de combate às queimadas e desmatamento, para que as ações integradas sejam colocadas em prática”.

As ações estão ancoradas no Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ), a partir do plano de ação elaborado como instrumento de orientação das ações de comando e controle.

Também fazem parte da força-tarefa o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), o Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), a Polícia Militar do Acre (PMAC) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (PMAC-BPA).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter