Governo apoia festividade do Novenário em Honra à Nossa Senhora da Glória

A segunda maior festa religiosa da região Norte, o Novenário em honra à Nossa Senhora da Glória, está profundamente enraizada na vivência dos fiéis da região do Vale do Juruá, que celebram sua padroeira com intensidade e devoção. 

Por isso, na tarde desta sexta-feira,14, no Salão Paroquial da Catedral de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul, o governador Gladson Cameli esteve presente na solenidade de assinatura do Termo de fomento, destinando à realização da festa, o montante de R$ 75 mil, por meio da Secretaria de Estado de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict).

A tradicional festividade já é parte do calendário cultural de Cruzeiro do Sul e atrai anualmente milhares de fiéis vindos de todo o Brasil. A procissão de Nossa Senhora da Glória atrai em média 40 mil devotos.

Governador assinou termo de fomento para Festa do Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Gurgel/Secom.

“Esse é um momento de renovação da fé, uma festa que movimenta os ribeirinhos, as pessoas que vêm das localidades mais distantes, momento de união. Anualmente, muitas famílias estão envolvidas nesse festejo”, afirmou o governador Gladson Cameli.

A segunda maior festa da região Norte atrai muitos fiéis e impulsiona economia local. Foto: Diego Gurgel/Secom.

“Apoiar a realização de eventos tem sido uma orientação do governador Gladson Cameli para estimular a economia local, beneficiando o comércio e o pequeno empreendedor, viabilizando a geração de trabalho e renda”, ratificou o secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita.

A coordenadora do Novenário, Lizane Negreiros, destacou que a festa da padroeira é voltada para a valorização das crenças tradicionais presentes na religiosidade do catolicismo. “Ela promove uma experiência religiosa individual e tem uma dimensão centenária. O recurso do governo do Estado é de grande valia para a organização do projeto de idealização dessa festa”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter