Alunos do Polo UAB realizam culminância do projeto de musicoterapia

Os alunos do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que são acadêmicos de Música da Universidade de Brasília (UnB), em Rio Branco, realizaram nesta segunda-feira, 3, a culminância do projeto “Sons, Ritmos e Cantos no compasso da Educação Especial” com os estudantes do Centro de Educação Especial Dom Bosco.

A primeira parte do projeto foi a confecção, por parte dos alunos do Dom Bosco, dos instrumentos musicais aos quais eles iriam tocar. A segunda parte, a culminância, foi exatamente a musicoterapia, onde eles tocaram os instrumentos confeccionados no decorrer do processo.

O projeto iniciou em março do ano passado e tem a ver com as aulas complementares dos acadêmicos, uma forma de fazer com que eles tivessem uma vivência com a docência. “Procuramos fazer uma interferência mínima com os alunos do Dom Bosco para que eles pudessem fazer o máximo”, afirma o estudante de Música, Marcos Thadeu Soares de Melo.

Alunos do Dom Bosco elaboraram e tocaram os próprios instrumentos dentro do Projeto. Foto: Stalin Melo/SEE

O coordenador, professor Luiz Morais, destacou que o projeto surgiu dentro do Polo UAB em Rio Branco pensando exatamente no que poderia ser feito para melhorar e aprimorar o trabalho dos acadêmicos de Música. “Queríamos estimular a vida dos acadêmicos fora do Polo. Começamos esse projeto no ano passado e retomamos agora para finalizar, e teve todo um processo, desde a confecção dos instrumentos, que os alunos começaram do zero, que foi o processo da arteterapia, até chegar a esta culminância, que é a parte da musicoterapia, onde eles tocam os instrumentos elaborados”, explicou o coordenador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter