Em alusão ao Mês do Meio Ambiente, o governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), realizou na tarde de quinta-feira, 22, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco, uma oficina de produção de tintas naturais, destinada a alunos dos cursos livres de aquarela e iniciação teatral, ministrados pela Rede Ieptec.
Os estudantes conheceram todo o processo de produção de tintas naturais, desde a coleta da matéria-prima até a elaboração final do produto. “A ideia é trazer esse despertar para discussões sobre as práticas sustentáveis”, salientou Simone Pessoa, coordenadora da Usina de Arte.
“É uma experiência ‘mão na massa’, em que nos conectamos com os colegas e estabelecemos trocas enriquecedoras”, disse a aluna Camila Fonseca. Lucas Gercino complementou: “Aprendemos como surgiu essa arte, como os nossos antepassados produziam tinta, e isso é muito interessante”.
“Sem dúvida, é mais um passo que o governo do Estado dá em relação a essa temática tão sensível, mostrando que está preocupado com a pauta e que está conversando com as instituições, para que ações como essa possam acontecer”, observou o diretor administrativo da Semapi, Marcelo Freire.