A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), juntamente com técnicos do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), realizou nesta terça-feira, 6, uma visita de acompanhamento nas obras em execução de revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto Redenção (ETE Redenção), em Rio Branco.
A ETE Redenção está localizada na bacia do Igarapé Redenção, na Estrada do Quixadá. As obras de revitalização se iniciaram em março de 2023, com previsão de conclusão e início de operação para março de 2024. A ETE terá capacidade para tratar até 80 litros de esgoto por segundo.
O investimento é de R$ 2,499 milhões, sendo parte desse valor financiado com recursos de operação de crédito contratados junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e parte com recursos próprios do Estado. A execução é de responsabilidade do Saneacre e a prestação de contas junto ao BNDES é de responsabilidade da Seplan.
O projeto revitalizará não apenas a estação de tratamento de esgoto, mas também as estações elevatórias de esgoto, dando destinação aos efluentes sanitários gerados na bacia do Igarapé Redenção e na parte Norte da bacia do Igarapé São Francisco.
“As obras fazem parte do programa para ampliação da cobertura do serviço de esgotamento sanitário no município de Rio Branco, sendo que somente essa intervenção deverá beneficiar aproximadamente 40 mil pessoas”, explica Aloisio Detomini, chefe do Departamento de Gerenciamento de Créditos à Infraestrutura da Seplan.