Sesc exibe exposição “Água Branca”, do fotógrafo Wank Carmo

Mostra será apresentada ao público nos dias 8 e 9, no Salão de Exposição do Sesc-Centro

carmo_2.jpg

Exposição mostra o cotidiano da vida de pescador (Foto: Wank Carmo)

O fotográfo Wank Carmo apresenta nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), no salão de Exposições do Sesc Centro, em Rio Branco, a mostra fotográfica “Água Branca”. O evento cultural tem o apoio do Sesc Amazônia das Artes, que promove o intercâmbio de culturas na Amazônia Legal.

O principal foco da mostra é o cotidiano da vida de pescador. As fotos em preto-e-branco mostram a pesca profissional da comunidade de Caracaraí, na extensão do Baixo Rio Branco. "O preto-e-branco dá texturas e tonalidades inconcebíveis caso estivesse usando cor. Além disso, é um exercício permanente fazer a tradução visual do mundo real colorido, vendo mentalmente o mundo em preto-e- branco", afirma Wank.

O Sesc Amazônia das Artes surgiu com a idéia de promover a troca de obras, idéias, música, poesia e cultura em geral entre os Estados que compõem a região amazônica. Esse é um projeto que recebe apoio do Departamento Nacional do Sesc.

Conhecendo o artista
– Wank Carmo nasceu no Rio de Janeiro em 1956. Há quase 30 anos começou a carreira de fotógrafo profissional, trabalhando como cinegrafista na TV Liberal, em Belém do Pará.

carmo1.jpg

Fotos em preto e branco foram tiradas na comunidade de Caracaraí (Foto: Wank Carmo)

Depois foi fazer fotojornalismo no extinto jornal O Estado do Pará e mudou-se para Manaus (AM), onde fez publicidade, vindo depois para Boa Vista (RR), onde fixou residência em 1981. Tem em seu currículo os registros de várias exposições individuais e coletivas.

Em 2000 inaugurou a Exposição Heróis Brasileiros, exibindo nas galerias do Sesc Roraima e Cefet-RR. Ampliou a série em 2002 e voltou a exibir nas dependências do Sesc e da Universidade Federal de Roraima. Em 2003, o documentário é recepcionado, dessa vez, pelo Espaço das Artes. Em setembro de 2006, volta às galerias e mostra o lado lúdico de Boa Vista através da Exposição Fotográfica "Boa Vista Viva".

Em seguida, inaugura a instalação fotográfica "Água Branca". Como fotojornalista freelance, teve trabalhos publicados na revista Isto É, Correio Braziliense, A Crítica, Folha de Boa Vista, Gazeta, O Estado de Roraima, Diretrizes, Tribuna da Imprensa e Folha de São Paulo.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter