Órgãos do governo discutem oferta de cursos profissionalizantes para o público do sistema prisional

O presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alírio Wanderley, e a diretora de ensino, Mara Lima, reuniram-se nesta quinta-feira, 20, com o coordenador de Educação, Cultura e Esportes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Henrique Costa, e com a chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen, Margarete Frota. O encontro foi na sede do Ieptec, em Rio Branco.

Reunião acontece com o propósito de fortalecer as ações que envolvem a educação profissional ofertada dentro do sistema prisional acreano. Foto: Assessoria Ieptec

A Senappen é um órgão federal vinculado ao Ministério da Justiça que tem um olhar para o sistema penitenciário como um todo. “O objetivo da nossa visita ao Acre é conhecer os espaços educacionais nas unidades prisionais. Aproveitamos para conhecer o trabalho do Ieptec”, declarou Costa.

O coordenador da Senappen demostrou interesse em conhecer as iniciativas do Ieptec relativas à ministração de cursos. Foto: Assessoria Ieptec.

“O Ieptec qualifica os presos, custodiados, monitorados, egressos ou quem cumpre pena alternativa. O Ieptec já assiste esse público dentro do programa Novo Olhar, e minha esperança é que a Senappen também seja um órgão colaborador e incentivador nesse processo”, afirmou Margarete.

Apenados do sistema prisional acompanhando a cerimônia de lançamento do Programa Novo Olhar, que aconteceu em março de 2023, em Rio Branco. Foto: José Caminha

O Novo Olhar é um projeto do Ieptec lançado a pouco mais de um mês, e que deve ser executado em 4 anos. A iniciativa deve contemplar mais de 1.900 pessoas privadas de liberdade, com a oferta de 30 cursos profissionalizantes. “A maior satisfação que sentimos é poder fornecer meios das pessoas conseguirem seu próprio sustento através do trabalho, e, aos poucos, estamos levando a educação profissional para os que precisam”, disse Alírio.

Reeducando em aula prática do curso de marceneiro. A capacitação executada pelo centro Roberval Cardoso, da Rede Ieptec, é uma das formações que o instituto dispõe em seu catálogo de cursos voltados para o público do sistema prisional do Acre. Foto: Assessoria Ieptec.

Além do Novo Olhar, o Ieptec também trabalha em outro projeto que pretende beneficiar 1.000 mulheres com cursos nas áreas de estética, beleza e costura. “Essas mulheres também vão receber os insumos necessários para dar início ao seu próprio negócio. Estamos buscando recursos para tirar esse projeto do papel”, disse Mara Lima.

Reeducanda da Unidade Prisional de Rio Branco recebendo certificado pela conclusão no curso de manicure e pedicure. A solenidade aconteceu no início do mês de março deste ano. O curso será uma das formações contempladas no novo projeto, que ainda está em construção. Foto: Assessoria Ieptec.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter