Na ZAP 1 preservação do verde é a ordem do dia

Máquinas estão a pleno vapor na Zona de Atendimento Prioritário Chico Mendes mas a luta é para preservar ao máximo a característica natural do lugar

Até este momento, nem uma árvore foi derrubada para as obras de urbanização no açude da rua Santa Luzia, no bairro Eldorado, na Zona de Atendimento Prioritário Chico Mendes (ZAP 1). O açude está completamente poluído por causa do lançamento de esgoto das casas que existiam ao seu redor. Mas, as obras da ZAP já começam a mudar a paisagem sem interferir ostensivamente nas árvores plantadas pelos moradores: casas foram removidas, grandes aterramentos estão sendo feitos, mas as árvores, frutíferas ou não, estão sendo preservadas para compor o parque que já começa a ser construído. "Estamos atuando para preservar ao máximo as características naturais ao mesmo tempo em que buscamos a qualidade de vida dos moradores",  afirmou Samuel Caovilla, engenheiro fiscal da ZAP 1.

zap1_foto_gleilson_miranda_01.jpg

ZAP já começa a mudar a paisagem sem interferir ostensivamente nas árvores plantadas pelos moradores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os responsáveis pela ZAP localizaram uma nascente de água numa das bordas  do açude. Dali, mina água cristalina que acaba se misturando ao esgoto. O local um dia serviu de ponto de lazer nos finais de semana. Ao longo do açude será instalada uma rede coletora, que estará conectada ao sistema da estação de tratamento de esgoto do São Francisco. O equipamento põe fim ao lançamento de dejetos e água servida no açude.

O açude está sendo aterrado em suas margens. Já foram feitos seis metros de aterramento, elevando o nível do terreno em relação ao leito da água.  

O morador Alício de Souza Silva vive há treze anos na rua Santa Luzia. Sua casa faz fundos com o esgoto e devido às péssimas condições do ambiente, Alício  nunca andou pela região do açude. Nesta terça-feira, no entanto, ele conheceu a nascente encontrada recentemente. "Tudo o que vier para o benefício do povo é coisa boa", diz ele, referindo-se ao conjunto de obras que estão acontecendo no bairro.

Pelo menos oito casas já foram removidas das margens do açude. As famílias ou estão sendo indenizadas ou receberão uma casa no conjunto que será construído no próprio bairro. O Governo do Estado irá implantar um residencial com 109 unidades não muito distante do local de onde foram removidas as famílias (rua Lourenço Lopes)  o que causa baixo impacto em sua rotina.

Na ZAP 1, notadamente o bairro Chico Mendes, é uma região que teve início com ocupações irregulares, sua área central é um fundo de vale divisor de bacias, onde o esgoto corria  a céu aberto mas essa realidade está mudando radicalmente. "Já temos 90% da rede de esgoto implantados", disse Caovilla, que atua pela Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehab) órgão responsável pela execução dos trabalhos que integram o conceito de ZAP.  Naquela região vivem famílias com renda de até três salários mínimos.

As ações serão de saneamento básico, drenagem, remoção de famílias do fundo de vale e realocação em unidades habitacionais de melhor qualidade, recuperação  ambiental com tratamento do fundo de vale para uso comunitário e projetos sociais.

Asfalto começa nesta terça-feira

De acordo com Samuel Caovilla, a principal reivindicação dos moradores junto ao Escritório Técnico da ZAP Chico Mendes era a garantia de acesso de seus filhos às escolas da região, principalmente a Escola Lindaura Leitão. Para atender o mais rapidamente possível essa necessidade, a coordenação da ZAP intensificou os serviços de terraplanagem e dará início nesta terça-feira, 4, ao asfaltamento de 900 metros em três vias que levam à unidade de ensino. Estão sendo asfaltadas as ruas Ildebrando Souza, Lourenço Lopes e Edmundo Pinto. Assim, a região do Chico Mendes é a primeira a receber pavimentação com o advento do conceito de ZAP.

ZAP 1 – CHICO MENDES

Famílias:  2.500
Pessoas beneficiadas:  12.300
Percentual de mulheres chefe de família:
 55%
Famílias em situação de risco:  90
Renda média familiar:  1 a 3 SM

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter