Núcleo da Unicirco pode ser instalado em Rio Branco

Frota e Tião Viana vão articular criação do núcleo da Unicirco, o primeiro na Amazônia. Espetáculo estréia hoje em grande estilo

dsc_1527.jpg

Frota falou das chances de instalação do núcleo da Unicirco na cidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A magia do circo numa linguagem diferente, sem animais, e com muita, muita emoção. Esta é a proposta do Grande Circo Popular do Brasil – o Marcos Frota Circo Show, que estréia nesta sexta-feira, 3, em Rio Branco e permanece na cidade durante todo o mês das crianças.

O ator Marcos Frota participará das apresentações, que contarão também com a presença de outros atores ao longo da temporada no Acre, entre eles Alexandre Barillari. O circo é um núcleo itinerante da Universidade Livre do Circo no Brasil (Unicirco), um projeto mantido por Frota, que atende 2.012 crianças em São Paulo e mantém espetáculos dentro do Hopi Hari.

Um núcleo fixo da Unicirco deve ser instalado em Rio Branco, tornando-se o primeiro da Amazônia e com a possibilidade de interagir com países da América Latina. “A minha vinda para cá proporciona um novo olhar para que eu trabalhe a intenção de montar um núcleo aqui. O Acre não é fim do Brasil, é o centro da América Latina e isso abre outras proporções porque o circo não tem a barreira da língua. Tenho uma expectativa muito grande em relação a este núcleo”, comentou.

A Unicirco é um programa social que prepara uma nova geração de artistas de circo. O núcleo itinerante apresenta os resultados do trabalho desenvolvido. Mais de 400 jovens foram formados pela universidade do circo e encaminhados para fora do Brasil, onde o mercado é melhor.

Frota recebeu do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, uma bola confeccionada totalmente em couro ecológico pelos índios Kaxinawás do Rio Envira. O ator participará do Festival Yawa e dos Jogos da Celebração Indígena, que acontece naTerra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima.

Sobre o espetáculo

A grande estréia está marcada para as 21h desta sexta-feira, 03, e o circo está instalado na área de eventos da Arena da Floresta.

O circo é um complexo de duas lonas, uma para proteger o público do sol e da chuva, e outra para abrigar a casa de espetáculos. A iluminação utilizada nas apresentações é teatral, o que promete uma atmosfera diferente dos circos comuns. O espetáculo tem duração de uma hora e meia.

Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 a meia entrada. Crianças até 2 anos não pagam e até 10 anos pagam meia. Estudantes com carteirinha e idosos acima de 65 anos também pagam meio-ingresso. “O circo é um espetáculo popular, mas chegar aqui não é tão fácil. São dias de estrada, temos um custo muito alto para caminhar com o circo. Não é como uma peça teatral, temos uma estrutura que precisa ser transportada”, comentou o ator. O produtor executivo do circo, André Felipe, ressaltou que a arrecadação do circo é destinada a cobrir os custos da equipe e o restante vai para o Instituto Cultura e Assistencial São Francisco de Assis, instituição mantida por Frota.

O circo conta com 175 profissionais, entre artistas, administradores, técnicos, montagem e transporte. São 12 carretas e 15 trailers para dar suporte ao circo.

A expectativa em relação a temporada no Acre é muito grande. “Este é o mês da criança, temos um espaço nobre reservado na cidade, o apoio do Governo do Estado e vamos comemorar o aniversário de 19 anos do circo em Rio Branco. Com certeza esta será uma temporada histórica”, disse Frota.

Somos Todos Brasileiros, cultura e diversidade no palco

O espetáculo Somos Todos Brasileiros será apresentado ao público no dia 4 de novembro. É mais uma ferramenta de inclusão social utilizada pelo ator Marcos Frota e trabalha com crianças portadoras de necessidades especiais. O programa é patrocinado pela Petrobrás e a última apresentação foi na abertura dos jogos Parapan-Americanos, no Rio de Janeiro.

“O Somos Todos Brasileiros vem numa hora importante, porque este ano a Declaração dos Direitos Humanos está em evidência e o Brasil retificou a Carta dos Direitos Humanos em relação às pessoas portadoras de deficiências”, disse Frota.

Frota garantiu que um grupo indígena vai participar do espetáculo, que trabalha com artistas portadores de necessidades especiais.

Serviço – Na estréia a apresentação será às 21 horas. No sábado tem apresentações às 16h30, 18h30 e 20h30. No domingo e feriado tem apresentações às 10h30, 16h30, 18h30 e 20h30. De segunda à sexta-feira o espetáculo começa às 20h30.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter