Nesta terça-feira, 14, o planeta celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue e, para comemorar, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), convida a população em geral para participar de um amistoso café da manhã, com direito a banda de música e sorteio de brindes, que acontecerá no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre).
“Queremos reforçar a importância da doação de sangue e desmistificar alguns mitos. Dizer que se trata de um ato de solidariedade, de amor, que pode ser feito de forma rápida e segura. A partir das 9h, do dia 14, todos estão convidados a estarem conosco”, disse Josiane Amorim, gerente-geral do Hemoacre.
Além do café da manhã, o Hemoacre montou para todo o mês de junho um cronograma com campanhas, palestras intra-hospitalares e ações entre instituições, que devem ajudar a abastecer o estoque e estimular a obtenção de novos doadores. O Centro recebe, em média, 35 a 40 doações por dia, quando o ideal seria de 60 a 65.
Quem pode doar:
Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto.
Quem não pode:
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Vale lembrar que a doação sanguínea só pode ser feita 15 dias após o fim dos sintomas gripais.
Onde doar:
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoacre, das 7h às 18h, de segunda a sábado, inclusive nos feriados. Os estoques estão em níveis críticos e todos os tipos sanguíneos precisam de doadores para que todos aqueles que necessitem de doação possam ser atendidos.
O procedimento também pode ser previamente agendado, por meio do número: 3248-1380.
Vale lembrar que o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses, para os homens, e de três meses, para as mulheres.