Educação realiza formação do ensino especial no Bujari

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Ensino Especial, realiza formação para as equipes de gestores, professores regentes e profissionais que atendem o público-alvo das escolas São João Batista e Pedro Gomes, localizadas no Ramal Walter Acer, no município do Bujari.

Com o tema “O trabalho colaborativo no processo prático para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno público-alvo”, professores e coordenadores participaram da formação continuada oferecida pela SEE, que tem como objetivo básico garantir um atendimento adequado aos estudantes.

Professores do Bujari participaram da formação do ensino especial ofertada pela SEE. Foto: Departamento de Ensino Especial/SEE

De acordo com a professora Shirley Lessa, chefe do Departamento de Ensino Especial, o governo do Estado tem buscado garantir aos alunos uma educação igualitária. “Buscamos incluir a todos, proporcionando conhecimento de novas estratégias e adaptações de atividades para os alunos”, disse.

Mais do que isso, ela destaca que é necessário fazer as adaptações corretas aos alunos do ensino especial. “Temos buscado garantir a inclusão dos alunos com deficiência e, cada vez mais, a Secretaria de Educação tem proporcionado esses momentos com os professores, tanto dos municípios quanto da capital”, afirmou.

A professora Laélia Occhi, que é gestora da Escola Pedro Gomes, participou da primeira formação do ensino especial e fez questão de dizer que ela é de extrema importância, tendo em vista que os profissionais têm dificuldade de fazer adaptações curriculares.

“Apesar dessas dificuldades tivemos grande suporte para ajudar na prática pedagógica, que é uma das tarefas mais importantes da escola e precisamos trabalhar com os alunos da educação especial de forma que eles se sintam parte integrante da escola”, afirmou a professora.

Já para a professora Antônia Martins, que é assessora do Ensino Especial do Núcleo da SEE no Bujari, a formação veio contribuir de forma significativa para a prática pedagógica dos professores das escolas. “Essa parceria foi uma forma que encontramos para alcançar esses profissionais e levar até eles as orientações para as adaptações das atividades”, destacou.

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