Projeto de leitura para a Educação de Jovens e Adultos é lançado no Acre

Com o objetivo de incentivar a leitura entre os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Acre, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) lançou na nesta quinta-feira, 28, o Projeto EJA Leitores. 

O evento de lançamento ocorreu no auditório da SEE com a palestra Ler Transforma o Viver, ministrada pela doutora em educação, mestre em Teoria Literária e líder do Grupo de Investigação, Leitura e Vida da Universidade Federal do Acre, Maria José Morais. 

Evento ocorreu no auditório da SEE.  Foto: Mardilson Gomes

A atividade foi voltada a educadores que trabalham com a EJA em Rio Branco e no interior do estado. A programação foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da secretaria e ainda pode ser acessada pelo endereço youtube.com/c/educacaotv

Além de apresentar o projeto para os professores e equipes gestoras, a palestra teve o objetivo de difundir entre esses profissionais o processo de ensino-aprendizagem, que incentiva o desenvolvimento das competências leitoras e a recomposição da aprendizagem daqueles que não tiveram acesso à escola na idade apropriada. 

Palestrante Maria José Morais e a chefe da Divisão da EJA, Jeane Aguiar. Foto: Mardilson Gomes

Em seu discurso, a chefe da Divisão da EJA da SEE, Jeane Aguiar, explicou que os maiores divulgadores do projeto serão os professores da rede, os quais atendem esse público, e que a ideia do projeto surgiu durante o último seminário da EJA, que ocorreu em Cruzeiro do Sul. “O professor da EJA tem uma missão grande de acolhimento e motivação, pois ele atende ao aluno que desistiu da educação regular e não tem muito tempo disponível para os estudos”, destacou.

Durante a palestra, Maria José Morais declarou que todo espaço para falar de leitura no Brasil é uma conquista. Ela explicou também que o professor deve trabalhar diversos gêneros na sala de aula, para que o aluno desenvolva diferentes competências: “O texto constrói competências em nós. Por isso, nós, professores, devemos colocar a maior quantidade possível de gêneros ao alcance do aluno”.

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