Em dezembro de 2021, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou a maior aquisição de cadeiras de rodas dos últimos anos, e nesta quarta-feira, 27, Lorrany Ferreira, de 9 anos, representou muitos dos que já foram e ainda serão contemplados com o equipamento.
Lorrany mora na Cidade do Povo, em Rio Branco, e recebeu uma cadeira adaptada. Mesmo tímida, agradeceu pelo instrumento. “Estou muito feliz”, disse a menina, que agora poderá ir com mais conforto para a aula.
Já Alessandra da Silva tem 24 anos, moradora de Porto Acre, nunca tinha tido acesso a uma cadeira de rodas. A mãe, Sandra de Souza, não conteve a emoção. “Eu já vivia sentindo problema de coluna, com 44 anos me sinto uma pessoa que parece que tem uns 50, de tanto peso que carreguei durante esses 24 anos”, relatou.
O objetivo da ação é promover a acessibilidade, explicou a gerente da Divisão da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Sesacre, Domisy Vieira: “A cadeira de rodas é um dos dispositivos assistivos mais comumente utilizados para ampliar a mobilidade das pessoas, uma pré-condição para que elas desfrutem de seus direitos humanos e vivam com dignidade”.
O equipamento também ajuda pessoas com deficiência a se tornarem membros mais produtivos de suas comunidades. Para muitos, uma cadeira de rodas apropriada, bem projetada e adequada pode ser o primeiro passo para a inclusão e participação na sociedade.
A distribuição das cadeiras segue um fluxo de prioridades e critérios levantados junto às regionais de saúde.