Campanha, que termina hoje, alcança número expressivo da população
Uma ação conjunta entre o Hemoacre e a afiliada da Rede Record no Estado (TV Gazeta) sensibilizou a população desde o início deste mês em campanha para doação de sangue. O resultado é considerado acima da expectativa, segundo os organizadores. Nesta sexta-feira, 22, no dia D da iniciativa, centenas de pessoas procuraram o serviço de coleta feito até as 13 horas em frente ao Palácio Rio Branco. Ele continua até as 17h30, no Hemoacre.
O público passa por quatro etapas até o momento de doação de sangue: cadastro, verificação de pressão, pesagem e triagem. Depois de ter o sangue colhido, o doador entre 20 e 39 anos poderá tomar a vacina contra a rubéola, campanha desencadeada pelo governo federal com realização da Secretaria de Estado de Saúde.
O diretor geral da TV Gazeta, Raimundo Martins, diz que a receptividade do público surpreendeu. A emissora aderiu este ano pela primeira vez à iniciativa da rede de televisão que propõe às afiliadas "O Dia de Fazer a Diferença". Martins informou que o evento já está no calendário da tevê, que a partir de 2009 pretende trabalhar com outros temas como doação de alimentos e meio ambiente.
A professora Inês Almeida estava na fila desde cedo para doar e ainda convenceu o marido a praticar o gesto. "É bom ajudar quem está precisando. Já passei por isso com minha mãe doente, precisando de doador de sangue. É uma forma de retribuir."
O Hemoacre mantém o estoque de bolsas de sangue compatível com as necessidades. A gerente de captação Josiane Amorim ressaltou que as ações de coleta de sangue seguem no ritmo da demanda. Para ela, a divulgação intensiva foi um dos principais fatores para o sucesso da campanha. O balanço sobre o volume de doação de sangue desde o dia 1º, quando o evento foi lançado, deverá ser divulgado no fiml da tarde desta sexta-feira.
Para doar sangue é preciso:
- Apresentar documento de identidade com foto válido no território nacional
- Ter entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 kg
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
- Evitar ingerir alimentos gordurosos três horas antes de doar sangue
Quem não pode doar:
- Quem contraiu hepatite após os dez anos de idade
- Mulheres grávidas ou amamentando
- Pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como hepatite, Aids, sífilis e doença de chagas