A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, vem promovendo rodas de conversa para técnicos de enfermagem da unidade hospitalar.
O objetivo é potencializar a importância da cultura de segurança do paciente, além da assistência de enfermagem, explica o coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, enfermeiro Júnior Bessa.
“Abordamos a prevenção de danos ou eventos adversos que podem acontecer nos cuidados de assistência. Por meio dessas ações, garantimos a segurança do paciente, assim minimizando riscos ao cuidado que é prestado ao paciente”, acrescenta Bessa.
A qualidade na segurança do paciente, trazendo resolutividade ao problema em menor tempo possível, também foi um dos temas abordados pelo coordenador.
“Essa qualidade que é voltada para a resolutividade é para que o paciente não fique muito tempo na unidade e sofra riscos de complicações no seu atendimento”, afirma o coordenador.
O Núcleo de Segurança do Paciente trabalha com seis metas, sendo elas: a identificação correta do paciente; a medicação segura; a cirurgia segura; o tratamento e a prevenção de lesão por pressão; a prevenção de quedas; e o fortalecimento da comunicação interprofissional.
As rodas de conversa ocorrem em três momentos, semanalmente, no período da manhã, da tarde e da noite.
“A próxima roda de conversa será realizada com os enfermeiros, em seguida nos locais de trabalho para vermos, na prática, os nossos avanços e melhorias alcançadas”, encerrou o coordenador.